Criatividade, ludicidade e estímulo são palavras-chave para as crianças durante quarentena. Atividades simples e do dia a dia são essenciais, pois proporcionam proximidade da família e também aprendizagem constante.
Muitos pais podem estar preocupados com a época de quarentena, a necessidade do estímulo e correm o risco de transformar a casa em uma sala de aula, o que nem sempre é uma boa estratégia para conseguir a atenção deles. A saída é bem simples, com muita criatividade, usando o lúdico e até mesmo as tarefas do dia a dia, como preparo de alimentos e arrumação da casa, somadas às brincadeiras tradicionais, as crianças conseguem aprender a todo instante.
Mariellen Aggio, professora da Educação Infantil, pedagoga com pós-graduação em Educação Infantil e Psicomotricidade, explica que esse momento é de aprendizagem em todos os sentidos, tanto das informações que também chegam para os pequenos, como de construção de uma rotina no lar.
?É muito importante manter o estímulo do desenvolvimento das crianças no período da quarentena, para ela não perder o que já estava recebendo na escola e estimular a criatividade dela. Quando se fala em estímulo, não estou me referindo somente ao conteúdo pedagógico, mas sim em dar para a criança uma função dentro das atividades do cotidiano. Incentivar ela na manutenção da organização da casa, instigar ela a pensar. Usar o preparo dos alimentos como um caminho para descobrir novas informações, englobando várias áreas do conhecimento, como a Matemática na questão das medidas e tempo, a Ciência sobre os alimentos em si, a Língua Portuguesa na hora da conversa e discussão de como será preparado e tantas outras coisas. Isso fará com que ela tenha mais vontade e disposição em ajudar e também fazer com que ela grave o que está aprendendo de uma forma diferente e bastante interessante.?
Com atividades onde se permeia a ludicidade, Mariellen diz ainda que a partir do básico é que a criança irá começar a sinalizar positivamente, correspondendo ao que é proposto, e os pais ou responsáveis devem ir acrescentando graus de dificuldade compatíveis com a idade dela.
Para quem acha que será difícil manter a atenção delas por muito tempo, a professora dá uma dica: ?a criatividade, a ludicidade e a brincadeira são tudo nesse processo. Você consegue prender a atenção dela, porque para ela, vocês estão brincando. Não transforme a sua casa em uma escola, porque ela não vai enxergar dessa forma, será maçante e até mesmo estressante. Deixe de lado a tecnologia e abrace as brincadeiras tradicionais, as mais antigas. Surpreenda eles com o simples?, reforça.
Ela ressalta que é importante realizar a retomada do conteúdo, para que não seja perdido o que a criança aprendeu em sala de aula, neste momento o caderno acaba sendo um aliado, mas esse processo deve ser feito como a rotina de estudos já adotada pela casa. ?É importante a família inserir na rotina esses elementos de aprendizagem também, realizando pesquisas sobre assuntos variados, conversando, fazendo leituras de livros, realizando recortes em revistas e jornais, assistindo filmes e conversando sobre eles, gerando discussões. Lembre-se que é um momento divertido, não de cobrança. Mostre que o conhecimento é divertido?, diz.
Além disso, permitir com que criem brinquedos a partir de material reciclável, brinquem no quintal e se sujem, usem tinta, criem receitas e tantas outras atividades também são bem-vindas nessa época.
Unindo irmãos
Quando a casa tem muitos irmãos, o desafio costuma ser ainda maior. Uma boa tática é usar um mesmo assunto, com diferentes desafios para as idades de cada um. ?Podemos considerar os níveis iniciante, como uma criança que está começando a ser alfabetizada, intermediário aquela que já reconhece as letras e forma palavras completas e o avançado para crianças já alfabetizadas. O nível iniciante pode identificar letras que compõem a palavra, identificar cores, classificação. O nível intermediário com pesquisas mais básicas dos assuntos e leituras para os demais. Já o avançado com a realização de pesquisas mais elaborada, transmitindo conhecimento e curiosidades para os demais?, aconselha.
Os pais devem investir em brincadeiras como stop ou adedonha, jogo da velha, jogo da forca, jogos de tabuleiros, cantigas de roda, entre outros, que além do conhecimento, promovam a união deles também.
Crianças com deficiências
As crianças que tenham alguma deficiência também devem ser inseridas no processo de estímulo durante esse período de quarentena. ?Elas também devem ter rotina e ser estimuladas como as demais. A resposta tende a ser menor, com uma necessidade maior de repetição, mas é possível desenvolver atividades com texturas, cheiros, conversar com ela, fazer pesquisa, sempre com bastante respeito, paciência e carinho?, explica.
Família é fundamental
?A família é extremamente importante no processo de aprendizagem, não somente nessa fase de quarentena. É muito comum que as crianças passem o dia todo na escola, cheguem em casa, mexam no celular, tablet, assistam, tomem banho, jantem e vão dormir, para o próximo dia fazer tudo de novo. Poucos convivem com seus pais e nós devemos estar presentes sempre. Eu sei que os dias são corridos, você chega cansado, tem que preparar o jantar, arrumar e limpar a casa e fazer tantas outras coisas, mas separe pelo menos uma hora para estar com atenção total no seu filho. Na escola nós percebemos que os filhos sentem muito a falta da presença dos pais na vida deles, principalmente na Educação Infantil. Aproveite seu filho, não só agora na quarentena, mas sempre, porque eles são as maiores riquezas que nós temos.?
Tinta caseira
Aprenda a fazer uma tinta caseira bem fácil e divertida, para seu filho deixar a quarentena mais colorida!
Ingredientes:
2 colheres de açúcar
meia colher de chá de sal
meia xícara de amido de milho
2 xícaras de água
diversos corantes alimentícios ou sucos em pó
Modo de preparo:
1. Em uma panela, coloque o amido de milho e vá acrescentando a água aos poucos, sempre mexendo.
2. Acrescente o sal e o açúcar, leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.
3. Quando a mistura estiver homogênea e com uma consistência mais cremosa, igual a da tinta guache, desligue e deixe esfriar.
4. Divida a mistura em diferentes potinhos e acrescente cada cor de corante ou suco em pó em um recipiente.
Fonte: Site Leiturinha