No domingo (29) foi realizada a tradicional festa da família Bubniak. Este é o quinto encontro, o qual foi realizado em Balsa Nova, onde a família está presente há 96 anos. No Brasil, já são 136 anos<
No domingo (29) foi realizada a tradicional festa da família Bubniak. Este é o quinto encontro, o qual foi realizado em Balsa Nova, onde a família está presente há 96 anos. No Brasil, já são 136 anos. O evento contou com participantes de Rio Negro, Lapa, Rio Azul, Canoinhas, Campo Largo, Curitiba, Florianópolis, entre outros, reunindo mais de 500 pessoas descentes de poloneses.
Como foi realizada em Balsa Nova, os organizadores decidiram homenagear, na festa, o antigo armazém de José Bubniak, com uma representação da imagem. Na época, ainda Balsa Nova pertencia a Campo Largo. José construiu um grande galpão e ali vendia várias coisas, desde tecidos, até alimentos vendidos a granel (fubá, feijão, farinha, centeio). Seu filho mais novo (Alceu Bubniak) continuou com a venda, e ainda hoje existe o Mercado Bubniak na frente da praça da cidade, cujo proprietário é Ernani Bubniak (neto de José Bubniak).
A comemoração foi iniciada com uma recepção e café da manhã (Kawa), com a tradicional broa, salame Cracóvia, bolos doces e tortas salgadas. Às 11 horas foi celebrada uma missa na Igreja Matriz Bom Jesus pelo Padre Marcos Bubniak. Após, uma queima de fogos e todos foram ao salão paroquial da Igreja. O almoço teve pratos típicos da culinária polonesa, com pirogi, repolho e carne de porco. Os participantes também puderam comprar produtos das artesãs da família Bubniak.
Mantendo a tradição, durante a festa teve o aparecimento do “Bode”, que era uma tradicional brincadeira feita pela família para arrecadar dinheiro para a Igreja. Em homenagem aos 96 anos da família em Balsa Nova, foi feito um bolo de 50 Kg, decorado com o brasão da família. Para animar o evento, o grupo Celso Taborda comandou um típico baile polonês.
O evento tem sido realizado há 14 anos, tendo iniciado em Rio Negro, quando um descendente resolveu reunir parentes próximos e, como a notícia se espalhou, acabou sendo um sucesso.
História
Cassimiro Bubniak e Hedeviges Frusik Bubniak moravam na Polônia, na parte tomada pela Áustria. Embora fossem poloneses, seus documentos eram austríacos. Casaram-se na Áustria e desse casamento nasceram quatro filhos: João, José, Antônio e André. Após ter nascido o quarto filho, Cassimiro faleceu quando ainda moravam na Áustria. Devido às dificuldades que passavam, Hedeviges resolveu imigrar para o Brasil com seus quatro filhos. Aqui, foram morar na Colônia Cristina.
Antônio Bubniak trabalhava na lavoura e depois foi trabalhar na Linha Férrea de Curitiba a Paranaguá. Casou-se com Helena Woicik, comprou terras distrito da Lapa, onde foi morar com Helena. Tiveram nove filhos: João, José, Cassimiro, Floriano, Lodovico, Genoveva (viveu 103 anos), Catarina, Maria Antônia e Verônica. José Bubniak (conhecido como dziadku - vovô em polonês) foi morar em Balsa Nova, onde até hoje existe um grande número de descendentes. Na época José casou-se com Maria e tiveram 11 filhos (cinco deles ainda vivos, a mais velha tem 96 anos – Filomena, presente na festa).