Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 04:01:23
Geral

Mudanças no EstaR geram dúvidas aos motoristas campo-larguenses

Aplicativo ainda não está disponível, a intenção é que entre em funcionamento em 30 ou 60 dias. No método atual em média, por dia, são emitidas 60 multas, principalmente por não c

Mudanças no EstaR geram dúvidas aos motoristas campo-larguenses

O anúncio das mudanças do EstaR acabaram gerando muitas dúvidas na população campo-larguense. Conforme publicado pela Prefeitura de Campo Largo, em site oficial, será implementado o Estar Digital, com controle por aplicativo e pagamento em modalidade de débito e crédito, com a facilidade de conseguir fiscalizar em apenas um minuto até 15 vagas. Mas então começaram os questionamentos sobre a “obrigatoriedade” de baixar o aplicativo e a necessidade da internet, pessoas que não trabalham com cartões de crédito ou débito também ficaram preocupadas, entre outras situações.

A Folha de Campo Largo conversou com o responsável pelo Deptran, André Pelissari, que comentou algumas mudanças que serão feitas visto o alto número de veículos existentes na cidade hoje, que segundo levantamento feito ultrapassa os 90 mil. “Foram necessárias várias mudanças para fluir mais o trânsito, por causa do grande número de veículos. Com construções de prédios, moradias, novos comércios, e para os próximos dois anos são esperados mais 20 mil veículos girando em Campo Largo. Nossa área central, dentro dos estacionamentos rotativos, temos 1.200 vagas, que é bastante disputado. As vagas que saíram da Marechal Deodoro, do lado esquerdo, serão transportadas para a Generoso Marques no futuro, que será sentido único.” Ele enfatiza que essas mudanças são respaldadas por engenheiros e arquitetos especialistas em trânsito.

O aplicativo foi adotado pelo modelo atual ser considerado ultrapassado, com um gasto desnecessário de papel e também porque faz parte do processo de transformar Campo Largo em uma cidade inteligente. “A escolha do aplicativo vem também para facilitar o processo para os próprios motoristas. Hoje acontece muito de precisar parar e não ter cartão de EstaR no carro e ser multado no meio tempo em que vai comprar o cartão, ou precisar ficar por 20 minutos em um local e ter apenas cartão para uma hora. Com o aplicativo, o motorista poderá estacionar e adquirir a troca do cartão virtual a cada 30 minutos, com tempo total de duas horas”, explica.

Esse é um ponto bastante abordado por André, a necessidade da rotatividade. Alguns motoristas hoje acabam deixando por horas o veículo parado em uma vaga só. “A não-rotatividade também é passível de notificação, pois quando o motorista apenas troca o cartão, sem trocar a vaga após duas horas, age como se aquela fosse particular, e isso não pode acontecer”, diz.

Hoje muitas pessoas procuram o Deptran para questionar que receberam multas – notificação não paga após 10 dias úteis se torna infração com multa – mas não tinham notificação em seus carros. Com o aplicativo será possível consultar também as notificações em aberto, já que ela será digital. Hoje a maior parte das notificações são emitidas por causa da falta do EstaR e por não trocar após passar o horário, com média de 60 por dia.

“A população não se apavore, pois ainda teremos o processo de transição, que será maleável, de acordo com o que vemos das necessidades das pessoas. Ainda será possível usar o cartão em certo período de tempo, mas casas lotéricas e determinados pontos contarão com assistência para instalar o aplicativo no celular ou colocar o créditos no aplicativo. Vai ter um tempo que os talões irão zerar, porque a maioria já está adaptada ao uso do aplicativo e não será possível encomendar a confecção de blocos em baixa quantidade, que precisam ser confeccionados em três tipos – 30 minutos, uma hora e o verde recebido após notificação – além do bloco da notificação, que fica com os agentes”, conta.

O aplicativo ainda não está disponível para baixar e habilitar dentro do município. “Atualmente os agentes do EstaR estão em fase de treinamento e alimentação do sistema, até quando tirarem foto da placa do carro, não se assuste, é para o nosso sistema. Entre 30 e 60 dias é possível que a nova modalidade já estará em operação. Não serão alterados valores de multas e do cartão virtual, e se receber a notificação, o valor será revertido em minutos direto no aplicativo, como já acontece.”

Vagas preferenciais, carga e descarga e motocicletas

Pessoas com deficiência, idosos e gestantes podem utilizar as vagas preferenciais, mas ainda assim existe a obrigatoriedade de colocar o EstaR e deixar o cartão de preferencial em local visível. Sem a credencial e em vaga preferencial, o motorista poderá ser notificado pelo agente do EstaR, assim como em vagas para clientes de farmácias, quando a permanência é superior a 15 minutos.

Caçambas continuam no mesmo sistema, com autorização para deixar em determinado local, pagando o horário utilizado. As motocicletas não serão cobradas pelo estacionamento.

Segurança

“A primeira pessoa a registrar o carro em seu CPF, no aplicativo, será considerada a dona do veículo. Se alguém for utilizar seu carro, sua placa, o dono do primeiro registro receberá uma notificação e poderá autorizar ou não. Poderá cadastrar outros veículos no mesmo CPF também”, explica.

A segurança também poderá aumentar, já que há um carro especial, com câmera, que ficará rodeando a região central para alimentar o sistema. Com ele já foi possível localizar um veículo estacionado na região central com R$ 78 mil em multas. Os veículos que entram no sistema também passam por uma checagem para verificar se há alerta de roubo ou clonagem e se identificado será repassado para a Polícia Militar ou Guarda Municipal.