Conforme Boletim Epidemiológico do Sarampo, atualizado em 25/09/2019, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, Campo Largo registra seu primeiro caso de Sarampo
Conforme Boletim Epidemiológico do Sarampo, atualizado em 25/09/2019, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, Campo Largo registra seu primeiro caso de Sarampo. O caso ainda está em investigação e acompanhamento, mas o local provável de infecção foi em um Hospital, no município de Curitiba. Até o momento, o Estado do Paraná registrou 39 casos confirmados, estando ainda 217 casos em investigação.
Aproveitamos para reforçar a solicitação para que todos os munícipes procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, com sua carteirinha vacinal em mãos, para avaliação da necessidade de novas doses da vacina. Segue a recomendação do Ministério da Saúde sobre o cartão vacinal por faixa etária (disponível em: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo#prevencao).
Quem deve se vacinar contra o Sarampo?
•Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
•Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
•Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida (com Tetra Viral).
Adulto deve se vacinar contra o Sarampo?
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.
Quem comprova as duas doses da vacina do Sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
•De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses.
•De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
Grávidas podem tomar a vacina contra o Sarampo?
A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do Sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a Tríplice ou a Tetra Viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.
Quais são as vacinas que protegem do Sarampo?
A profilaxia (prevenção) do Sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o Sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.
Os tipos de vacinas são:
Dupla Viral – Protege do vírus do Sarampo e da Rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto.
Tríplice Viral – Protege do vírus do Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Tetra Viral – Protege do vírus do Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (Catapora).
Onde devo tomar a vacina?
As vacinas são ofertadas em Unidades Públicas e Privadas de vacinação. No SUS, as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas mais de 36 mil salas de vacinação em Unidades de Saúde em todo o Brasil. Em casos de suspeita, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. É importante relatar histórico de viagens e possíveis contatos com pacientes suspeitos/confirmados nos últimos 30 dias. A reação vacinal também pode acontecer, esteja atento se os seus sintomas aconteceram alguns dias após ter recebido a vacina. Essa informação também é importante relatar ao profissional, no primeiro atendimento. Ressaltamos que todas as Unidades de Saúde estão com quantidades de vacinas suficientes para a demanda da população campo-larguense.