Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 03:57:26
Geral

Prefeitura de Campo Largo reforça Atenção ao Sarampo

Conforme Boletim Epidemiológico do Sarampo, atualizado em 25/09/2019, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, Campo Largo registra seu primeiro caso de Sarampo

Prefeitura de Campo Largo reforça Atenção ao Sarampo

Conforme Boletim Epidemiológico do Sarampo, atualizado em 25/09/2019, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, Campo Largo registra seu primeiro caso de Sarampo. O caso ainda está em investigação e acompanhamento, mas o local provável de infecção foi em um Hospital, no município de Curitiba. Até o momento, o Estado do Paraná registrou 39 casos confirmados, estando ainda 217 casos em investigação.

Aproveitamos para reforçar a solicitação para que todos os munícipes procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, com sua carteirinha vacinal em mãos, para avaliação da necessidade de novas doses da vacina. Segue a recomendação do Ministério da Saúde sobre o cartão vacinal por faixa etária (disponível em: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo#prevencao).

Quem deve se vacinar contra o Sarampo?
•Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
•Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
•Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida (com Tetra Viral).

Adulto deve se vacinar contra o Sarampo?
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.
Quem comprova as duas doses da vacina do Sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

•De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses.
•De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

Grávidas podem tomar a vacina contra o Sarampo?
A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do Sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a Tríplice ou a Tetra Viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Quais são as vacinas que protegem do Sarampo?
A profilaxia (prevenção) do Sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o Sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.

Os tipos de vacinas são:
Dupla Viral – Protege do vírus do Sarampo e da Rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto.
Tríplice Viral – Protege do vírus do Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Tetra Viral – Protege do vírus do Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (Catapora).

Onde devo tomar a vacina?
As vacinas são ofertadas em Unidades Públicas e Privadas de vacinação. No SUS, as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas mais de 36 mil salas de vacinação em Unidades de Saúde em todo o Brasil. Em casos de suspeita, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. É importante relatar histórico de viagens e possíveis contatos com pacientes suspeitos/confirmados nos últimos 30 dias. A reação vacinal também pode acontecer, esteja atento se os seus sintomas aconteceram alguns dias após ter recebido a vacina. Essa informação também é importante relatar ao profissional, no primeiro atendimento. Ressaltamos que todas as Unidades de Saúde estão com quantidades de vacinas suficientes para a demanda da população campo-larguense.