Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 05:27:10
Geral

Moradores do Gorski reclamam, mas Correios explica que entrega continuará na agência


Moradores do bairro Francisco Gorski diariamente passam pelo incômodo de terem que buscar correspondências e encomendas na agência dos Correios no Centro de Campo Largo, porque a entrega não é realizada a dom

Moradores do Gorski reclamam,  mas Correios explica que entrega continuará na agência



Moradores do bairro Francisco Gorski diariamente passam pelo incômodo de terem que buscar correspondências e encomendas na agência dos Correios no Centro de Campo Largo, porque a entrega não é realizada a domicílio nesse bairro. Algumas pessoas se reuniram para tentar reverter essa situação e buscar explicações, como também procuraram a Folha.
Um dos moradores disse que chegou a colocar seu comércio à disposição, para pelo menos implantar um Correio Comunitário e facilitar à população. Em contato com a assessoria de imprensa dos Correios, foi informado que para poder realizar o serviço é preciso antes atender alguns critérios.
“Os Correios informam que a distribuição postal no bairro Francisco Gorski em Campo Largo ocorre por meio da modalidade Posta Restante, na qual os objetos postais (cartas e encomendas) permanecem à disposição dos destinatários no centro de distribuição da empresa localizado na Rua Benedito Soares Pinto, 2180, Centro. Para que a entrega seja realizada em domicílio, a localidade precisa atender aos critérios estabelecidos pela Portaria Interministerial 4.474/2018, de 31 de agosto de 2018, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Na última visita técnica ao bairro Francisco Gorski, feita no último mês de junho, foi constatada a seguinte situação: ausência de placas indicativas de logradouros e de caixas receptoras de correspondências nos domicílios; numeração predial irregular; falta de pavimentação asfáltica em algumas ruas, dificultando o acesso dos carteiros; além da existência de cães soltos em determinados trechos, o que oferece risco à integridade física dos profissionais dos Correios. Os Correios reiteram ainda que somente após o atendimento dos critérios estabelecidos pela portaria mencionada é que a empresa pode prosseguir com os estudos técnicos para a implantação da distribuição domiciliar.
Quanto à distribuição via Módulo de Caixas Postais Comunitárias, a empresa destaca que o mobiliário foi retirado do bairro a pedido dos próprios moradores já que a maioria deles não informava o número de sua caixa postal aos remetentes, ocasionando a devolução de quase 90% dos objetos postais destinados à localidade. A empresa está à disposição dos clientes de Campo Largo nos canais oficiais de atendimento, pelo telefone em 0800-725-0100 ou na internet em http://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php.”
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos segue algumas regras para realizar a entrega. De acordo com o artigo 10 da Portaria citada acima, precisa sempre ter a indicação correta do endereço de entrega, as vias precisam oferecer condição de acesso e segurança, ter placas identificadoras, numeração de forma ordenada, individualizada e única; dispor de caixa receptora ou ainda de acordo com o critério dos Correios.
A Folha publicou matéria em junho de 2017 relatando o problema de entrega na cidade. Segundo informações de funcionário local, cerca de 10% do total de correspondências recebidas diariamente, entre 1.200 a 1.300 cartas, não eram entregues por causa dessa confusão de ruas não oficiais, CEP’s e nomes de ruas que estão incorretos ou não batem, número de casas que foram mudados e não foram oficializados nos Correios. Essa é a causa do grande número de pessoas na fila para retirar suas correspondências aqui.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano orienta que, para regularizar a situação, cabe aos proprietários desses terrenos procurarem a Prefeitura levando um croqui ou desenho e a documentação do terreno por onde passa a rua para análise dos documentos e parâmetros. Com isso, essas ruas serão tecnicamente medidas e autorizadas ou não pela equipe da Secretaria referida - mediante análise técnica.