Há mais de 20 anos a cidade tem buscado a construção de uma sede própria para a Polícia Militar em Campo Largo, com melhor estrutura e potencial de ampliar o atendimento ao cidadão.
Há mais de 20 anos a cidade tem buscado a construção de uma sede própria para a Polícia Militar em Campo Largo, com melhor estrutura e potencial de ampliar o atendimento ao cidadão. Foram muitos entraves e um processo bastante burocrático, que de gestão em gestão passava a ser deixado para trás.
O Conselho de Segurança de Campo Largo tem se importado bastante em resolver essa questão e principalmente por meio do vereador Betinho, que tem sido um integrante bem ativo e que assumiu a frente desse problema. As conquistas tornaram o projeto algo possível.
Os problemas eram desde a posse do terreno, que inclusive estava sendo colocado à venda pelo Estado, e precisou de uma forte atuação política para reverter o caso. Envolveu muita documentação para conseguir a regularização do imóvel.
Betinho detalha que o terreno que abrigará a 3ª Cia. do 17º Batalhão de Polícia Militar do 6º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná no município de Campo Largo, ao lado do Fórum, na Vila Bancária, foi cedido pelo Estado ao Município. Nem mesmo o terreno onde está o Fórum estava legalizado quando iniciaram o processo e precisaram fazer a subdivisão dos terrenos. A rua que dá acesso ao Fórum não era reconhecia, era como se não existisse.
A área que seria destinada à PM era de 10 mil m2, mas o Fórum solicitou a metade do terreno para que pudessem ampliar suas instalações, o que foi concedido. Mesmo com pouco recurso, precisaram contratar topógrafo e foram elaborados três projetos iniciais até ser aprovado. Nestes dois anos e meio, Betinho diz que até agora chegou a ir quase 40 vezes ao Governo do Estado para buscar resolver isso.
Agora o processo está em fase final de documentação, com todas as licenças necessárias e passará para última análise a ser feita pelo Paraná Edificações. Será aberta uma licitação para contratar empresa especializada em engenharia para elaboração de projeto arquitetônico e complementares – no valor de R$ 556.222,12 - para a construção da sede. A área construída será de 3.947m2.
Com a formalização da 3ª Cia, o objetivo é destinar o espaço para implantar um Batalhão da Polícia Militar, centralizando o atendimento de Araucária, Balsa Nova, Campo Magro e Campo Largo, incluindo estrutura para treinamento e capacidade de comportar até 300 policiais.