Mudança da Delegacia, projeto de câmeras de segurança pela cidade, construção da 3ª Cia. da PM e exigência de Plano de Segurança são projetos de grande envolvimento do Conseg
<
Nesta quarta-feira (14) foi realizada a eleição da nova diretoria do Conselho de Segurança de Campo Largo, que se mantém sob a presidência do advogado Pedro Teixeira, o qual reativou o Conselho há dois anos. Membros de diversas entidades que envolvem o Conseg estiveram presentes na sede da Acicla para assinar o documento da eleição.
Pedro destaca a dificuldade burocrática nesse período, que fazem com que os projetos demorem mais tempo do que gostariam, mas que todos os projetos iniciados estão em andamento, com fase bem avançada. Ele afirma que as entidades estão bem envolvidas em todos os processos - é composta por representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Acicla, Corpo de Bombeiros, OAB Subseção Campo Largo, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Legislativo e Executivo. Mas ainda falta maior participação da população, que manifestam pouco interesse. “Acredito que isso acontece pela descrença da população nas entidades. Mesmo não sendo entidade pública, ainda somos tratados com descrença”, comenta.
Enfatiza que o Conseg não é só uma diretoria, que as conquistas são a partir de uma união de forças. “Nada é de imediato nesse país, mas em poucos anos os campo-larguenses vão sentir os efeitos na segurança pública. A expectativa é ter uma cidade modelo, com nova Delegacia, monitoramento com câmeras de segurança e muito mais”, diz, detalhando que o Conseg trabalhou ativamente para colocar no Plano Diretor a exigência do Município criar um Plano Municipal de Segurança Pública, a partir do qual o assunto virou prioridade.
Projetos
Entre os principais projetos em andamento está a mudança da Delegacia, hoje na Vila Bancária, para um local mais central que em breve será divulgado. Logo a casa deve estar pronta para abrigar as instalações da Delegacia e a antiga ficará apenas o Cadeião. Com isso, fica um ambiente mais acolhedor para as pessoas terem acesso. Provavelmente com espaço específico para atendimento humanizado às mulheres e vulneráveis vítimas de violência. Essa mudança tem um grande envolvimento do Conseg, representando as classes, e é uma antiga reivindicação da população.
Câmeras
Pedro destacou o trabalho do GM Cordeiro à frente da Guarda Municipal e seu envolvimento para importantes avanços para melhorar a segurança da cidade. Entre eles, o mais recente é a aquisição de cerca de 90 câmeras, as quais serão instaladas em 50 pontos espalhados pela cidade e serão monitoradas no novo Ciosp – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, no antigo Fórum.
Na quarta-feira (14) foi realizado o Pregão Eletrônico e dentro de 60 dias, se não houver intercorrências, deve iniciar o funcionamento das câmeras. Cordeiro detalhou que a Guarda já possui comunicação via rádio com frequência digital para maior sigilo e a integração das forças especiais irá contribuir significativamente. A partir do Geofone, a cidade será mapeada digitalmente e a pessoa que liga buscando uma ajuda já terá identificado o local em que está.
O monitoramento urbano será com câmeras modernas, com zoom de longo alcance, em tempo real para pronto atendimento e combate ao crime. Assim que um veículo com placa com alerta de roubo ou furto circular pela cidade nos pontos com câmeras, o sistema já identifica a placa e dispara um alerta, para então se iniciar um trabalho de recuperação desse veículo.
O acesso à central do Ciosp será controlado. Querem, também, implantar tecnologia de reconhecimento facial para melhor identificação de suspeitos que estão circulando pelas ruas da cidade. Segundo o GM, toda essa tecnologia a ser implantada inibirá delituosos de outros municípios por saberem que a cidade está equipada e protegida. A ideia é a criação de uma muralha virtual e muitas tecnologias não são divulgadas para maior eficiência do novo sistema.
Diretoria Conseg
Presidente Pedro Parolin Teixeira, vice-presidente Luana Mara Carlotto, 1º Secretário Julia Amanda Fernandes, 2º Secretário Cristiane Seroka, 1° Tesoureiro Gustavo Vaz da Silva, 2° Tesoureiro Anderson Ewerton Sant’ana Pereira. Membros do Conselho Fiscal: Jane Dias Mascarenhas Pereira Roman, Bruno Henrique Boaron e Luciano Bassani Puppi Filho. Membros do Conselho Deliberativo: Vagner Gonçalves de Oliveira, Rita de Cassia Nunes Alves e Felipe Augusto Szekut.