Guarda Municipal alerta para necessidade de comerciantes e lojistas estarem atentos aos suspeitos que entram nos estabelecimentos comerciais. Responsabilidade pela segurança também é dever do comerciante.
Os recentes episódios de assaltos e roubos que aconteceram, usando até mesmo veículos para arrombamentos, deixaram o clima ainda mais de alerta em todo o município. Porém, medidas simples, como conversa com os colaboradores e investimento em segurança pode inibir ações dos criminosos em estabelecimentos comerciais.
A recomendação é dada pelo Comandante Cordeiro, da Guarda Municipal, que explica que gestos simples podem fazer a diferença na hora de se proteger. “É importante que os colaboradores tenham combinado algum sinal discreto já no que avistam uma pessoa em atitude suspeita, assim, alguém que esteja mais distante pode solicitar o atendimento da GM ou da Polícia Militar com maior facilidade. Uma placa avisando que é proibido entrar usando capacete, toucas ou máscaras já é suficiente para alertar um cliente de como se portar dentro do ambiente comercial. Se ele estiver bem intencionado, logo que visualizar vai retirar esses acessórios. Outro fato é cumprimentar a pessoa quando entra, pois isso acaba desestabilizando o meliante que pretende cometer algum crime”, orienta.
Mas é importante saber identificar situações de risco. “É importante analisar se a pessoa está tensa ou tenta se esconder das câmeras ao entrar no estabelecimento, especialmente para ocasiões de furtos. Hoje não há como julgar pela roupa, existem casos de pessoas bem vestidas, que falam bem e são articuladas cometendo delitos. Entretanto, ao menor indício de suspeita é importante chamar as autoridades da segurança pública”, ressalta.
O investimento em portas reforçadas, especialmente as pantográficas e de aço, também é algo orientado. Vitrines e portas de vidro podem chamar atenção por serem fáceis de arrombar, muitas vezes usando ferramentas como chave de fenda, diz o comandante. “Em muitos municípios da Região Metropolitana e mesmo em Curitiba estão usando cada vez mais os guard rail, que é uma estrutura em metal colocada na frente da loja, nas portas, para evitar justamente os arrombamentos com automóveis. Essa é uma solução bastante viável para crimes que, infelizmente, vimos ocorrer nos últimos dias”, instrui.
As câmeras de vigilância também desempenham um papel importante no reconhecimento de suspeitos. Hoje, o ideal é salvar as imagens na internet, pois há casos em que enquanto um ou dois executam o assalto, outra pessoa está buscando o computador em que as imagens ficam gravadas para roubá-lo e exterminar as provas. “Além disso, nós contamos com a colaboração dos moradores e demais comerciantes que possuem câmeras para que, em situações de crimes consumados, tenhamos maiores detalhes”, diz.
Segundo o comandante Cordeiro, os criminosos vivem de oportunidade, mas dados estatísticos apontam que a maioria dos assaltos acontecem de quarta-feira até o final de semana para estabelecimentos em geral e às segundas-feiras em postos de gasolina. Para realizar grandes retiradas de dinheiro, a instrução é que sejam contratados carros-forte. Em época de pagamento, a GM procura reforçar o patrulhamento na região onde há bancos e no comércio da região central.
Situação em andamento
No momento em que o crime está acontecendo, o importante é não reagir de forma alguma, conforme orienta o comandante. Ele também aconselha a não olhar nos olhos do criminoso ou encarar seu rosto, caso esteja descoberto. É mais importante reparar se usa acessórios, como são as roupas e calçados, se possui tatuagem e também como fugiu do local, se foi de moto ou carro.
“Em caso de tiroteio sempre deitar no chão, pois quem permanecerá em pé é a força policial e os suspeitos. Nós temos todo o treinamento para neutralizar a situação, mas um assaltante encurralado poderá atirar para todos os lugares, podendo acertar alguém. Se estiver na rua, procure um muro ou se esconda atrás do pneu do carro”, finaliza.