Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 04:55:59
Geral

MPPR participa do Junho Paraná Sem Drogas com ação em escolas

A instituição parti­cipa de rodas de conversa entre promotores de Justiça e estudan­tes da rede pública estadual em que será enfatizada a questão da prevenção ao uso de entorpe­cent

MPPR participa do Junho Paraná Sem Drogas com ação em escolas

Durante todo este mês, o Ministério Público do Paraná participa de ações dentro do projeto “Ju­nho Paraná sem Drogas”, inicia­tiva coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Admi­nistração Penitenciária do Para­ná (Sesp-PR). A instituição parti­cipa de rodas de conversa entre promotores de Justiça e estudan­tes da rede pública estadual em que será enfatizada a questão da prevenção ao uso de entorpe­centes. O trabalho é coordenado pela Secretaria Estadual de Edu­cação (Seed), em parceria com o MPPR, por meio do Projeto Es­tratégico Semear, com a Secreta­ria de Saúde do Estado do Para­ná (Sesa), e conta com o apoio do Conselho Estadual de Políti­cas Públicas sobre Drogas (Co­nesd).

“Nossa intenção é ouvir dos próprios alunos as principais dú­vidas a respeito desse tema, atentando ao conhecimento de­les sobre a questão”, diz o co­ordenador do Semear, promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini – que vai realiza rodas de conversa em escolas de Cam­po Largo, comarca em que atua. Também já estão confirmados eventos com agentes do MPPR em escolas estaduais nas cida­des de Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Campo Mourão, Cianorte, Ubiratã, Goioerê, Mari­luz, Guarapuava, Siqueira Cam­pos, Figueira, Tomazina, Ibaiti, Jaboti, Japira, Conselheiro Mai­rinck, Guapirama, Pinhalão, An­tonina e em Curitiba.

Além dos promotores, partici­pam das rodas de conversa pro­fessores, pedagogos e profissio­nais do serviço social e da saúde. “São vários olhares sobre o pro­blema das drogas, falando com o público do ensino médio que, via de regra, é o mais visado pelo tráfico”, afirma Regina Célia Vi­torio, técnica pedagógica da Se­cretaria de Estado da Educação, que trabalha na coordenação da Ação de Educação e Direitos Hu­manos da Seed e realiza com o MPPR os bate-papos.

Drogas legais – Nas rodas de conversa, além das drogas ilí­citas, como maconha e crack, é tratado também do problema das drogas legais, como álcool e taba­co. A edição de 2018 do Levanta­mento Global de Drogas (Global Drug Survey – GDS) – pesquisa on-line independente sobre con­sumo de drogas no mundo, orga­nizada pela universidade inglesa Kings College – aponta que um dos maiores desafios para o en­frentamento às drogas se refere justamente às substâncias lícitas, principalmente o álcool.

Conforme a pesquisa, 100% das pessoas que responderam o questionário fazem uso regu­lar de drogas legais – os desta­ques são o álcool (99%) e o taba­co (61%). As drogas ilegais são consumidas por 64% dos entre­vistados, sendo as mais usadas a maconha (58%), o MDMA/ecs­tasy (30,5%) e a cocaína (26%). O levantamento teve a participa­ção de 130 mil pessoas, de 40 países – incluindo o Brasil.

Saiba mais

O Projeto Estratégico Se­mear – Enfrentamento ao Álco­ol, Crack e Outras Drogas é uma ação do Ministério Público do Pa­raná voltada a uniformizar a atu­ação das Promotorias de Justi­ça na implementação das metas estabelecidas pelo Comitê do MPPR de Enfrentamento às Dro­gas. O trabalho começou a ser desenvolvido em 2014.