Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 08:25:49
Policial

Segurança

Moradores da Vila Bancária, Vila Otto e Ouro Verde se reúnem com autoridades e se organizam para tentar combater a violência.

Segurança

20/09/2016

Os constantes casos de assaltos e arrombamentos têm despertado a sociedade a se organizar para tentar combater a violência, aliada às forças policiais e autoridades públicas. Os moradores têm se unido em grupos de WhatsApp e realizado reuniões para discutir ideias e ações. Nos últimos dias foram realizadas reuniões na Vila Bancária, Vila Otto e no Ouro Verde.

Na Vila Bancária, por exemplo, mais de 150 moradores estiveram presentes e chegaram a criar 11 grupos de WhatsApp para o mesmo bairro, além de manter um geral, abrangendo todos os locais e aumentando a troca de informações.

Ouro Verde
Moradores do Ouro Verde realizaram, na noite de terça-feira (13), uma reunião para discutir a situação da Segurança Pública no bairro. Estiveram presentes o secretário municipal de Segurança, coronel RR/PM Sandoval Ribas e representantes da Polícia Militar, que informaram aos presentes sobre as ações que estão sendo efetuadas pelo setor de Inteligência, com o objetivo de melhorar a Segurança em toda a cidade.

Também foi destacado no encontro o acompanhamento da situação pelo Ministério Público e pela Secretaria de Estado da Segurança. O deputado estadual Alexandre Guimarães, também presente na reunião, falou sobre as várias iniciativas para melhorar os níveis de segurança da população, inclusive sobre a implantação de projeto de monitoramento.

Durante o evento, foram mostrados os resultados dos últimos trabalhos policiais, com operações em toda a cidade, nos últimos três meses, as quais resultaram na apreensão de oito armas de fogo, com 11 prisões somente nos últimos oito dias.

Vila Otto
Na segunda-feira (12) cerca de 40 moradores da Vila Otto reuniram-se em uma residência com presença do secretário municipal de Segurança, do Comandante Marcos da GM e do advogado Elias Rivabem. Segundo Arlei Francisca Remonato, que mora há 30 anos no bairro, a violência tem deixado todos bem preocupados e é na Rua Carmen Miranda onde tem acontecido o maior número de arrombamentos.

Durante a reunião discutiram o problema de usuários de drogas na região, até mesmo pessoas que têm relação sexual na rua. Para tentar minimizar o problema, organizaram-se para pedir das autoridades a manutenção da limpeza do bairro e poda de árvores e mato.

Taís de Miranda é a administradora do grupo do WhatsApp do bairro e pediu a todos que sejam mais objetivos nas mensagens, não façam alarmes falsos e que evitem conversas desnecessárias. Foi orientados pelos policiais a passar mensagens do grupo para grupos de outro bairros apenas quando tiver certeza da informação.

Outra reunião será marcada, quando então serão entregues 50 placas escritas “Bairro Seguro” para serem fixadas nas residências. Entre as dicas de segurança orientaram para instalarem luzes com sensor na área externa das casas.

Vila Bancária
Na quinta-feira (08) moradores da Vila Bancária reuniram-se na Escola Edgar Marochi. Com o grande número de pessoas do bairro organizadas em um grupo no WhatsApp, os moradores criaram 11 grupos paralelos, um para cada região, já que é um bairro grande e para poder reunir o maior número de pessoas, aumentando a troca de informações.

Francisco Ronald, um dos idealizadores do grupo, tem realizado a moderação de maneira séria, para que não sejam iniciadas conversas paralelas ou troca de mensagens que não venham a agregar. Podem apenas ser tratadas questões de segurança, aumentando o foco e assertividade do grupo. No caso de suspeitas ou ocorrências, deve-se passar o maior número possível de informações, com descrição dos suspeitos e/ou dos veículos.

As mensagens são enviadas nos novos grupos criados e os administradores de cada um dos grupos ficam responsáveis em filtrar as informações e repassar ao grupo Vila Bancária Alerta, o geral, que é somente para leitura. Ficaram proibidas mensagens de saudações e devem ser evitados comentários desnecessários, que atrapalham a busca de informações precisas. Quem não respeitar as regras é excluído do grupo.

A reunião teve a presença do Comandante Marcos da Guarda Municipal, do Tenente Nakamoto da Polícia Militar e do Secretário de Segurança Sandoval Ribas. Foram debatidas questões para minimizar e evitar algumas ocorrências. Foi lamentado o baixo número de viaturas que hoje a PM tem para realizar o trabalho, como também a GM tem pouca estrutura para atender toda a cidade.

Algumas orientações foram repassadas aos moradores:
- redobrar a atenção na entrada e saída de casa. Ao chegar em casa, parar o carro para a abertura do portão eletrônico com marcha engatada e com uma distância de segurança que possibilite a fuga em caso de suspeita.
- Evitar sair de casa e deixá-la aberta, principalmente para saídas rápidas como ida a vizinhos.
- Evitar expor a rotina da casa;
- Interagir com seus vizinhos;
- Tenha luzes externas em sua casa;
- Sugere-se instalação de uma sirene de emergência em casa, pois avisa vizinhos em caso de uma ocorrência.