Muitas vezes, os pais se questionam sobre a idade correta de colocar os filhos na escola e quais os benefícios de estarem cedo no ambiente escolar.
01/03/2016
Com a mulher no mercado de trabalho, se tornou mais difícil dedicar a vida exclusivamente para cuidar dos filhos, embora essa pareça uma opção atraente. Precisando voltar ao trabalho, muitos pais se veem na difícil tarefa de escolher uma boa instituição para matricular seus bebês, geralmente quando estão com 05 a 07 meses de vida. Muitas vezes, os pais se questionam sobre a idade correta de colocar os filhos na escola e quais os benefícios de estarem cedo no ambiente escolar.
A psicopedagoga Joyce Mendes conta que não são raros os casos de pais que perguntam a ela se existe um momento certo. Ela aconselha colocar as crianças na escola após o primeiro aniversário. “É o momento mais adequado por a criança já estar desenvolvendo a fala, possuir maior domínio dos movimentos e conseguir se relacionar melhor socialmente”, recomenda.
O primeiro passo é a escolha do espaço, conhecimento da proposta pedagógica e também dos profissionais. “É importante que os pais primeiramente escolham a escola certa. A escola deve ser preocupada com o lúdico, pois a principal característica da fase da primeira infância, em que se encontram crianças dessa idade, é o brincar. Elas aprendem brincando. Assim, o ambiente escolar fica agradável para a criança e é prazeroso vir para a aula”, explica.
Outra ponto a ser analisado é se a escola será uma extensão de casa, especialmente se a criança passar o dia inteiro fora. O período integral deve respeitar uma rotina que a criança já tem, impondo horários específicos para disciplinar a turma. Os alunos terão momentos para brincar, dormir, comer. Há crianças que fazem uso de chupetas ou possuem manias, como usar paninhos ou bichos de pelúcia para dormir, a escola deve respeitar isso para que a criança se sinta familiarizada com o ambiente, como aconselha a especialista.
Rayssa Fonseca, mãe do Igor de apenas 5 meses, conta que preferiu sair do emprego a colocar ele na creche, por acreditar que ele ainda é muito novo. “Agora bebezinho eu fiquei com dó de colocar ele na creche. Ele ia ficar com a minha mãe esse ano. Porém, os dias que trabalhei ele não mamou nada durante o dia e ficava sem se alimentar, então pedi a conta”, diz.
Adrielli de França, mãe da Maria Luiza, matriculou ela aos 7 meses de idade. O início foi difícil, mas depois de um tempo, ela conta que a menina acabou se acostumando. “A grande questão foi eu trabalhar no mesmo CMEI que ela estava matriculada, então ela me via no horário de almoço e sabia que eu estava lá. Levou dois meses para ela se acostumar com a ideia”, lembra. A mãe conta que ela se desenvolveu muito e todos os dias aprende coisas novas. “Ela agora tem 2 anos, mas já sabe as cores, contar os números, forma frases e fala bem. Isso deve à escola, ao envolvimento que ela tem com os amiguinhos lá”, afirma.
Os benefícios de colocar as crianças na escola são vários. “Vai agregar na criança todos os benefícios da autonomia, da socialização, criatividade e também as condições do desenvolvimento cognitivo da criança. São formações pedagógicas trabalhadas por estímulos. Quanto mais cedo ela for exposta a eles, melhor responderá”, explica Joyce.
Período de adaptação
A palavra-chave para a adaptação é a segurança, tanto dos pais como dos professores. Os profissionais que trabalham com a educação de crianças pequenas devem ser preparados e passar segurança tanto para os pais, como para os pequenos. “O professor vai acolher a criança, distraí-la, respeitar o limite dela, principalmente no início, que é o momento mais difícil. Esse processo de adaptação da criança é muito importante que ela se sinta segura. Vai haver choro, mas vai passar”, explica a psicopedagoga.