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Escola

Muitas vezes, os pais se questionam sobre a idade corre­ta de colocar os filhos na escola e quais os benefícios de estarem cedo no ambiente escolar.

Escola

01/03/2016

Com a mulher no merca­do de trabalho, se tor­nou mais difícil dedicar a vida exclusivamente para cuidar dos filhos, embora essa pareça uma opção atraente. Precisan­do voltar ao trabalho, muitos pais se veem na difícil tarefa de esco­lher uma boa instituição para ma­tricular seus bebês, geralmente quando estão com 05 a 07 meses de vida. Muitas vezes, os pais se questionam sobre a idade corre­ta de colocar os filhos na escola e quais os benefícios de estarem cedo no ambiente escolar.

A psicopedagoga Joyce Men­des conta que não são raros os ca­sos de pais que perguntam a ela se existe um momento certo. Ela aconselha colocar as crianças na escola após o primeiro aniversário. “É o momento mais adequado por a criança já estar desenvolvendo a fala, possuir maior domínio dos movimentos e conseguir se rela­cionar melhor socialmente”, reco­menda.

O primeiro passo é a escolha do espaço, conhecimento da pro­posta pedagógica e também dos profissionais. “É importante que os pais primeiramente escolham a escola certa. A escola deve ser preocupada com o lúdico, pois a principal característica da fase da primeira infância, em que se en­contram crianças dessa idade, é o brincar. Elas aprendem brincan­do. Assim, o ambiente escolar fica agradável para a criança e é pra­zeroso vir para a aula”, explica.

Outra ponto a ser analisado é se a escola será uma extensão de casa, especialmente se a criança passar o dia inteiro fora. O período integral deve respeitar uma rotina que a criança já tem, impondo ho­rários específicos para disciplinar a turma. Os alunos terão momen­tos para brincar, dormir, comer. Há crianças que fazem uso de chu­petas ou possuem manias, como usar paninhos ou bichos de pelú­cia para dormir, a escola deve res­peitar isso para que a criança se sinta familiarizada com o ambien­te, como aconselha a especialista.

Rayssa Fonseca, mãe do Igor de apenas 5 meses, conta que preferiu sair do emprego a colocar ele na creche, por acreditar que ele ainda é muito novo. “Agora be­bezinho eu fiquei com dó de colo­car ele na creche. Ele ia ficar com a minha mãe esse ano. Porém, os dias que trabalhei ele não mamou nada durante o dia e ficava sem se alimentar, então pedi a conta”, diz.

Adrielli de França, mãe da Maria Luiza, matriculou ela aos 7 meses de idade. O início foi difícil, mas depois de um tempo, ela con­ta que a menina acabou se acos­tumando. “A grande questão foi eu trabalhar no mesmo CMEI que ela estava matriculada, então ela me via no horário de almoço e sabia que eu estava lá. Levou dois me­ses para ela se acostumar com a ideia”, lembra. A mãe conta que ela se desenvolveu muito e todos os dias aprende coisas novas. “Ela agora tem 2 anos, mas já sabe as cores, contar os números, forma frases e fala bem. Isso deve à es­cola, ao envolvimento que ela tem com os amiguinhos lá”, afirma.

Os benefícios de colocar as crianças na escola são vários. “Vai agregar na criança todos os be­nefícios da autonomia, da socia­lização, criatividade e também as condições do desenvolvimento cognitivo da criança. São forma­ções pedagógicas trabalhadas por estímulos. Quanto mais cedo ela for exposta a eles, melhor respon­derá”, explica Joyce.

Período de adaptação

A palavra-chave para a adap­tação é a segurança, tanto dos pais como dos professores. Os profissionais que trabalham com a educação de crianças peque­nas devem ser preparados e pas­sar segurança tanto para os pais, como para os pequenos. “O pro­fessor vai acolher a criança, dis­traí-la, respeitar o limite dela, principalmente no início, que é o momento mais difícil. Esse pro­cesso de adaptação da criança é muito importante que ela se sinta segura. Vai haver choro, mas vai passar”, explica a psicopedagoga.