Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 08:37:21
Geral

Recordar é Viver 30/07/2010

Recordar é Viver 30/07/2010

O Internacional E.C. desde sua fundação em 1945 contou em plantéis com grandes jogadores, a grande maioria de Campo Largo, mas alguns vinham e vem até os dias atuais de equipes amadoras de vizinhas cidades e principalmente de Curitiba.
Em 1959 quando foi realizado o 12º Campeonato patrocinado e organizado pela então Liga Regional de Futebol Campolarguense e que teve a participação de muitas equipes dentre elas, o Real E.C. do presidente Valdomiro Rauth (de saudosa memória) que foi o campeão. Também o Tigre campolarguense participou com uma equipe forte, mas mesmo assim o Real ficou campeão.
O Alvi Negro tinha como presidente o Sr. Milton Toppel, o popular desportista conhecido por Boneco, e três atletas foram muito importantes para a disputa do campeonato. Antes de uma partida por aquele campeonato foi tirada a foto que hoje está ilustrando e deu origem a esta matéria que mostra os atletas Luiz Carlos Barbosa, Orizon Portela Cruz e Antonio Waldemar Zatera.
Foto esta que pertence ao álbum de recordações do grande desportista e colaborador desta coluna Matias Andrade. O local da foto foi o então Estádio José Pedro Caropresso depois Prefeitura Municipal atualmente Centro Educacional professor Antonio Cicarino Pereira (Tito), também conhecido como Reino da Loucinha.
Luis Carlos Barbosa (de saudosa memória), filho de uma família de grandes desportistas, a começar pelo seu pai Vitor de Almeida Barbosa (de saudosa memória) que foi fundador do E.C. Os 18 de Copacabana, jogou e foi campeão pelo 18, e 1956 jogou pelo Internacional com conquista de muitos títulos. Também fez parte do time da Agremiação Esportiva Porcelana Steatita.
Orizon Portela Cruz que era conhecido pelo apelido de Tarzan (de saudosa memória) jogou como profissional no C.A. Paranaense, Britânia E.C., Palestra Itália, Bloco Esportivo Morguenau, todos de Curitiba, e como amador jogou pelo Internacional e Fanático aqui da capital das cerâmicas.
Foi sem sombras de dúvidas um grande jogador que deixou sua marca aqui em Campo Largo e muita saudade entre seus parentes em especial do seu primo Matias Andrade.
Antonio Waldemar Zatera, conhecido nos meios esportivos como Amarelo, jogou em todas as categorias do Internacional Infantil, Juvenil, Aspirantes (hoje Juniores) e Titular por muitos anos.
Todos da família Zatera foram grandes atletas o Amarelo, Marcos e Egídio (Juca Chaves).
Foram muitas as conquistas do Amarelo pelo time do seu coração o Tigre Campolarguense.
Mas o tempo passou são exatamente 51 anos ficou a foto e com ela muita saudade dos familiares do Luiz Carlos Barbosa, do Orizon Portela Cruz (Tarzan), em especial do seu primo Matias Andrade e do estupendo centro-avante Amarelo, ele, sua esposa Anadir, filhos e netos irão curtir esta matéria em família. Um agradecimento muito especial ao Matias Andrade pelo empréstimo da foto.