27-07-2010
Os catadores da Associação dos Catadores Unidos da Reciclagem participaram, na última sexta-feira, dia 23, de uma oficina sobre como fazer do minhocário uma fonte paralela de geração de renda
27-07-2010
Os catadores da Associação dos Catadores Unidos da Reciclagem participaram, na última sexta-feira, dia 23, de uma oficina sobre como fazer do minhocário uma fonte paralela de geração de renda. Durante toda a tarde os 11 participantes receberam informações sobre como cultivar as minhocas e comercializar também o húmus e o fertilizante.
A oficina faz parte do treinamento de seis meses que está sendo realizado pelo Instituto Lixo e Cidadania, com 10 mil catadores de todo o Brasil. Alguns dos assuntos abordados são: economia solidária, geração de resíduos, coleta seletiva, associativismo e cooperativismo.
Segundo a presidente da Associação, Lucia da Silva, o treinamento é uma grande oportunidade para que os catadores adquiram um conhecimento ainda maior, para realizar o trabalho com qualidade e segurança. Embora sejam conhecidos como catadores de materiais recicláveis, os 11 associados realizam a separação e beneficiamento do lixo, que inclui a prensa e enfardamento.