27-07-2010
Agricultores orgânicos de Campo Largo e de vários municípios da Região Metropolitana de Curitiba estão participando de um curso especial sobre Cultivo de Plantas Medicinais e Condimentos.
27-07-2010
Agricultores orgânicos de Campo Largo e de vários municípios da Região Metropolitana de Curitiba estão participando de um curso especial sobre Cultivo de Plantas Medicinais e Condimentos, na casa da presidente da Associação dos Agricultores Orgânicos, Vera Abage, no Cercadinho. O curso começou nesta segunda-feira (26) e será encerrado na quarta-feira com um Dia de Campo, no Centro de Referência em Agroecologia do Estado, em Piraquara.
O curso está sendo ministrado pela engenheira Agrônoma Clauriane Stele Wolff, do Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e tem a duração de 24 horas/aula. Segundo Clauriane, eles estão aprendendo a identificar as plantas, com o nome científico e o nome popular, e quais as plantas de interesse para o SUS - Serviço Único de Saúde, além de cultivo, secagem, armazenagem e embalagem, priorizando a qualidade.
"O foco é a identificação das espécies e sua aplicação na Agroecologia e na Saúde. "Estamos dando ênfase também à Alelopatia (capacidade das plantas de produzirem substâncias químicas que influenciam do desenvolvimento de outras espécies)", explicou a mestra.
São 15 os agricultores que participam do curso, além de ouvintes. Estão representados a Associação dos Agricultores Orgânicos de Campo Largo (Prodorgan); a Rede Eco Vida; a Fazenda Esperança; a Congesp; a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa); a Associação Falcão da Serra, de São José dos Pinhais e a Ação Ambiental de Mandirituba. O curso tem a parceria da Emater - Campo Largo, através do extensionista Dirlei Edson dos Reis.