Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 03:48:57
Geral

Campeonato de Karatê

27-07-2010

Campo Largo foi o destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê Gojoryu, realizado em Paranaguá no último final de semana.

Campeonato de Karatê

27-07-2010

Campo Largo foi o destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê Gojoryu, realizado em Paranaguá no último final de semana (sábado e domingo). Participaram como representantes do Município, 63 atletas, alunos e instrutores do Centro Educacional Ação Solidária, do Bom Jesus, quase todos moradores do Bom Jesus e Albina Grigoletti. Eles conquistaram nada menos do que 40 medalhas, entre Ouro, Prata e Bronze, sagraram-se vice-campeões nacionais, por equipe, e vicecampeões gerais.

Além da conquista, os atletas atingiram nota para participar do Campeonato Sul-Americano de 2010, em será realizado em agosto próximo, em Montevidéo, no Uruguai. A conquista foi comemorada não apenas pelos atletas, mas principalmente pelo professor Leandro Thomas Vieira, o "Tim", e pelos mantenedores do CEAS, dentre os quais o empresário Nivaldo Faustino de Oliveira, da Elemec, que estava em Paranaguá e se emocionou quando "suas" crianças subiram no pódium.

Gold Team

O professor "Tim" começou a trabalhar com as crianças e jovens do CEAS, há seis meses. Nem ele esperava uma resposta tão rápida, como a conquista de Paranaguá, num campeonato nacional, enfrentando crianças e jovens de grandes academias de todo o Brasil. "Foi um resultado muito animador", disse ele lembrando que seus alunos lutaram com tênis barato, contra tênis de marca, importados. "Nossos alunos ganharam roupas doadas por outros atletas, por empresas, nossos adversários tinham roupa de grife", explicou ele, para mostrar a abissal diferença. "E tudo isso, nós conseguimos com seis meses", disse.

Agora o professor e os empresários mantenedores do Centro estão se mobilizando para levar o Gold Team, com seus pequenos atletas, para o Uruguai, no final de Agosto, para o Campeonato Sul-Americano. Serão necessários investimentos em passagens, hospedagem e alimentação, e em muitos casos, roupas e sapatos. "Nosso trabalho está dando certo, sabemos que temos nas mãos grandes atletas no começo de carreira, que precisam apoio para conquistar o mundo", disse emocionado o professor "Tim".

CEAS

Nilvaldo lembra que o CEAS começou a funcionar no início do ano, e já conta com mais de 600 alunos entre seis e 18 anos, em 15 atividades diferentes, no contra-turno escolar. "Temos projetos escolhidos pelo Provopar, e temos projetos que estão para ser analisados na Petrobrás os quais, juntos, vão elevar nossas atividades a 24 oficinas, em breve" disse Nivaldo. O espaço é pequeno para todas as atividades, de Karatê, Inglês, Informática, Dança, Circo, Musicoterapia, Artes Visuais, Reforço Escolar, Artesanato e outras, Algumas atividades são realizadas fora do centro, que já tem terreno disponível e projeto de construção da sua sede própria, maior, para breve.