Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 04:06:36
Geral

Lixo reciclável

27-07-2010

 Mesmo com muitas informações, a separação dos resíduos recicláveis ainda é pequena na cidade de Campo Largo.

Lixo reciclável

27-07-2010

A reciclagem do lixo é um assunto em evidência nos meios de comunicação. Porém, mesmo com muitas informações, a separação dos resíduos recicláveis ainda é pequena na cidade e muitas vezes realizada de maneira incorreta.
    Segundo a diretora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Mirela Jacomasso Medeiros, é coletado mensalmente cerca de 1200 toneladas de lixo domiciliar orgânico que vão direto para o Aterro da Caximba.     Recentemente foi constatado através de uma análise do lixo produzido que aproximadamente 25% dessa quantidade, ou seja, 300 toneladas, se refere ao lixo reciclável que não foi separado. Os outros 75% são resíduos orgânicos e materiais rejeitos, como papéis higiênicos, fraldas, entre outros.
    Mensalmente são coletadas cerca 90 toneladas de lixo reciclável, mas este número ainda é pequeno quando comparado à quantidade total coletada. Além de não separar o lixo que pode ser reaproveitado, outro problema é a separação incorreta dos resíduos recicláveis. "Ao contrário do que pensam muitas pessoas, papéis sujos não podem ser reaproveitados e este erro prejudica toda a separação, com a contaminação do material", explica Mirela. O lixo reciclável compreende vidros, plásticos, metais e papéis limpos, mas devido à seleção incorreta, cerca de 20 % deste material não pode ser reaproveitado.
     Segundo Mirela, a separação é uma questão de conscientização pessoal, com a percepção das consequências em longo prazo. "A separação doméstica pode ser muito maior, basta que cada pessoa faça a sua parte, separando o lixo e também evitando a produção de novos resíduos", afirma ela. Uma atitude simples é evitar sacolas plásticas em pequenas compras na farmácia e substituí-las por caixas de papelão ou sacolas de pano no supermercado.
    Os lixos, orgânicos, recicláveis e verdes, produzidos pela população são coletados separadamente na cidade. Para a coleta de resíduos verdes, como galhos e folhas em quantidade significativa, que são levados para o Horto Municipal, é necessária a solicitação pelo telefone 08006450506 de segunda a sexta-feira.
    O lixo reciclável é coletado pelo CIME - Centro de Integração ao Menor e pela Sanetran. Os resíduos são enviados para o CIME, para a Associação dos Catadores Unidos da Reciclagem e para uma empresa que compra o material da prefeitura. "Realizamos uma licitação para que parte do material fosse reciclado por uma empresa terceirizada, pois não há capacidade para a reciclagem total nas instituições locais", afirma ela.
    Um novo projeto da Secretaria prevê a coleta dos resíduos perigosos, que inclui óleo vegetal pós uso, pilhas, baterias, lâmpadas, entre outros, em pontos específicos do comércio. A coleta está prevista para setembro e enquanto isso as pessoas podem armazenar esses produtos ou levá-los em pontos de coleta já existentes, como a Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo, que recebe o óleo vegetal. Para verificar os dias, horários e locais dos caminhões de lixo, orgânico e reciclável, acesse o site da Prefeitura Municipal: www.campolargo.pr.gov.br.