Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 05:54:58
Geral

Capacitação

Vida saudável e prevenção do uso de substâncias psicoativas
 

Capacitação

17/09/2015

Uma turma de aproximadamente 50 educadores de Campo Largo e profissionais da Saúde e Educação do município vizinho de São Mateus do Sul, quinzenalmente, participa de uma capacitação ministrada pela equipe da Secretaria, com participação de docentes do IFPR, sobre prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas e suas inter-relações com as codependências familiares, com a escola, com o próprio  dependente químico e com o cenário atual social que envolve o tema.
No final do mês de agosto, a educadora física Débora Navarro Rocha, mestre em Exercício Físico e Saúde pela Universidade de Coimbra e atual pós-graduanda pela USP, dialogou com os presentes sobre a importância da saúde e da qualidade de vida. “O tema tem correlação com a vulnerabilidade física e social que vivemos em razão da não observância de regras básicas de alimentação, lazer e de um estilo de vida mais equilibrado, além de ser um importante instrumento de prevenção e recuperação de indivíduos que tradicionalmente fazem uso desregrado de substâncias psicoativas (drogas), lícitas ou ilícitas”, explica Débora.
Traçou-se um paralelo entre comportamentos alimentares e desportivos e práticas voltadas à obtenção e manutenção de uma vida saudável e, ainda, como essas características são contrárias à rotina de um dependente, ressaltando cuidadosamente a não generalização do tema.
Durante o curso, a explanação foi pontuada sob os aspectos do equilíbrio do corpo e da mente, dos exercícios físicos, da importância da alimentação saudável, enfatizando que tais práticas e hábitos de vida promovem a valorização humana e articulam um contraponto às substâncias psicoativas que agem como desestimulantes, depressivos e degeneradores do ser humano.
Na ocasião, o diretor da Secretaria, Emerson Quadros Zanetti, destacou que a prática para uma vida saudável é uma grande estratégia para que a criança e adolescente mantenham-se afastados das substâncias psicoativas. «Cuidar do corpo e da mente de maneira saudável, aliado à prática de exercícios, reduz danos e sobreleva a saúde.»
Os conceitos de vida saudável, assim como investigações a respeito do uso de substâncias psicoativas, estão diretamente influenciados pelo contexto histórico, social e cultural. É necessário fornecer subsídios para políticas públicas e privadas que visem à melhoria da qualidade de vida de todos e, principalmente, de dependentes químicos. Independentemente dos riscos, dos problemas e das dificuldades, a sugestão para prevenção sempre está ligada a programas, projetos, ações e medidas que incluem a educação num sentido mais amplo, ou seja, na criação de programas educativos locais, que envolvam as características, anseios, dificuldades e potencialidades de cada comunidade.
As substâncias psicoativas diminuem as expectativas de vida e rompem com o objetivo saúde plena e com a qualidade e desenvolvimento humano. Inserir programas de mudanças de hábitos alimentares e lazer - e associá-los às políticas públicas de prevenção - parece ser uma alternativa próspera a ser sempre considerada.
A referida capacitação visa repassar conhecimento técnico sobre as substâncias psicoativas (drogas), suas causas e efeitos, disseminando a importância e necessidade da prevenção à coletividade, principalmente às crianças e adolescentes. A prevenção impacta na melhoria da qualidade de vida e na questão do uso e abuso de drogas de uma sociedade.