12/09/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
A Escola Municipal Doraci Rodrigues Machado, que atende a região de São Pedro, São Silvestre e Três Córregos, recebeu no final de agosto a certificação da Organização das Nações Unidas (ONU) por atender a um dos oito Objetivos do Milênio. O projeto beneficia 550 pessoas e envolve 40 voluntários.
O projeto Stop Drogas, lançado em maio de 2013, visa a prevenção e o distanciamento das drogas, de forma sutil e prazerosa, principalmente através da leitura. Segundo Sirlei Rosa Bueno Seixas, é realizado semanalmente através de Contação de História e Roda de Conversa, mensalmente com teatros realizados pelos alunos, bimestralmente com palestras, semestralmente com eventos aos domingos aberto à comunidade local, concursos de poesias, desenhos, entre outros.
O trabalho atende ao oitavo objetivo do Milênio, que é “ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”. Recebe o selo apenas as escolas que atendam a todos os requisitos, sendo esta a única em Campo Largo. É desenvolvido em parceria com Igrejas da localidade (evangélicas e católica), Grupo Amor Eterno, Banda Xaxim e Secretaria de Políticas Sobre Drogas.
Resultados
Sirlei comenta que a intenção é continuar o trabalho e manter o selo, pois não basta apenas conseguir a certificação. Para todos da escola o Selo ODM é um mérito e por isso é muito valorizado por eles, é o resultado de um projeto eficaz. O resultado é medido constantemente, ao ver que os alunos pedem ajuda em relação às drogas, alguns já foram internados, a família também vai à a escola conversar sobre o assunto e sempre há depoimentos de alunos que estão conseguindo vencer o vício e mostram as conquistas.
Entre as conquistas do projeto estão:
- O número de alunos, envolvidos no Projeto triplicou em 2015
- O número de empréstimos de livros dobrou
- As quatro instituições da localidade estão envolvidas e os alunos estão a cada dia acrescentando participantes no Projeto
- Uma das alunas do projeto, matriculada no Ensino Médio, aceitou e está em tratamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial a Álcool e Drogas)
- O Projeto irá expor suas atividades em São Paulo, na Feira BETT Brasil, no Educar Educador 2015.
- Os alunos têm o Projeto como referência, pelas atividades da Hora do Conto.
“O projeto tem nos auxiliado e mudado para melhor o comportamento de nossos alunos do sexto ano ao Ensino Médio. Resgatou nossa aluna do Ensino Médio das drogas, sendo ela hoje uma referência e incentivo para motivar os demais alunos a participarem do Projeto”, declara Marcos Pedro de Souza. “Meus alunos esperam ansiosos pela Hora do Conto e participam ativamente desse momento”, conta Eunice Lopes.
Movimento
O Movimento Nós Podemos foi criado em 2004 para promover de forma integrada a consciência social, a cidadania e a solidariedade, tendo como meta o Brasil alcançar, até 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Desde 2006, o Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) articula Movimento Nós Podemos Paraná que tem trabalhado em parceria com lideranças, instituições, cidadãos paranaenses para o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM. Estes objetivos foram definidos em 2000 em pacto de 189 países, promovido pela Organização das Nações Unidas. É um trabalho em conjunto com ações específicas de combate à fome e à pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, meio ambiente, educação, habitação e de promoção da igualdade de gênero e o pacto para o desenvolvimento.
O Movimento já realizou mais de 700 Círculos de Diálogos com a participação de quase 40 mil pessoas, 360 Núcleos Locais de Trabalho, Oficinas de Elaboração de Projetos, Mostra de Projetos regionais e Congresso Nós Podemos Paraná.
Objetivos de
Desenvolvimentos do Milênio
1 – Acabar com a fome e a miséria
2 – Educação Básica de qualidade para todos
3 – Igualdade e valorização da mulher
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde das gestantes
6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças
7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento