10/10/2014
Passadas as eleições, as lideranças sindicais de Campo Largo fizeram uma avaliação dos resultados e constataram que Denilson Pestana da Costa, o presidente licenciado na Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST, saiu fortalecido do processo eleitoral e consagrado como a maior liderança sindical do Paraná.
Disputando o pleito com poucos recursos financeiros, e contando apenas com apoio dos amigos e de lideranças sindicais, conseguiu 23.383 votos, em 312 municípios paranaenses. Em Campo Largo, fez 834votos, com apoio de 5 sindicatos, especialmente do Sindimovec.
38,7 milhões de
votos desperdiçados
Aliás, foi uma eleição marcada pelo desgaste da imagem dos políticos tradicionais e pelo grande número de votos brancos, nulos e abstenções. No Brasil, 27,6 milhões de eleitores deixaram de comparecer às urnas. O número de votos em branco na disputa pelo Planalto foi de 4,4 milhões (3,84% do total de comparecimentos) e o de nulos, de 6,6 milhões (5,8% do comparecimento). Juntos, esses eleitores somam 38,7 milhões de votos (27% de todos os aptos a votar), uma quantidade superior à votação do segundo colocado na disputa pelo Planalto, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB).
Agradecimentos
Denilson Pestana, reconheceu o apoio dos amigos e voluntários e transmitiu seu agradecimento através de carta pessoal:
“Olá minha gente,
Escrevo a vocês para agradecer os 23.383 votos que recebi, pois sou portador de apenas 1, o meu. Essa votação se deu em todas as regiões do estado do Paraná, ou seja, em 312 municípios nessa minha primeira experiência eleitoral.
Fizemos uma campanha bonita e alegre, com todo o apoio do movimento sindical e dos militantes, que de forma incansável nos ajudaram a divulgar nossas propostas e realizaram um trabalho dedicado, depositando em mim a sua confiança e a sua esperança.
É bom lembrar, que buscávamos nessa campanha, uma vitória política e outra eleitoral, com o resultado adverso na disputa eleitoral, fruto do desgaste da política e dos políticos em geral, saio fortalecido, pois mobilizamos milhares de pessoas em torno do nosso projeto. Portanto, a minha candidatura foi obra de um anseio coletivo, projeto ao qual me empenhei com toda energia e vontade.
Aprendi muito nesses últimos meses, fiz amigos leais e sinceros e, com certeza, deixei boas sementes plantadas no decorrer dessa jornada.
Esse foi apenas o início de uma caminhada que terá continuidade. Outras eleições virão e reafirmo minha missão de continuar defendendo os interesses dos trabalhadores, atuando para manter e ampliar as conquistas da classe trabalhadora.
Ainda temos muito a realizar, a responsabilidade é imensa. Continuo contanto com o apoio de todos vocês.
Um fraterno abraço e muito obrigado.
DENÍLSON PESTANA
Paraná, outubro de 2014.