Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 03:53:21
Geral

Visita

14/02/2014

Campo Largo recebe visita de senador italiano

Visita

14/02/2014

Na última terça feira (11), Campo Largo recebeu a visita do senador Domenico Scilipoti. O encontro foi realizado no gabinete da Prefeitura, com a presença do prefeito Affonso Portugal Guimarães, do vice-prefeito Flávio Humberto Borges Cordeiro, além de secretários municipais e vereadores. O objetivo da reunião foi analisar demandas do município e discutir projetos que podem receber financiamentos internacionais.

Também prestigiaram a reunião o gestor hospitalar da Unimed em Curitiba, Marcos Antônio Quintanilha, o diretor científico do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Bonald Figueiredo, o professor do setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, Oldemir Carlos Mangili, além da jurista especializada em gestão ambiental urbana e legislação ambiental, Carla Martins, de São Paulo. A visita ocorreu por intercessão da vereadora Lindamir Ivanoski juntamente com Rosângela Maria A. Bassi, integrante da Cooperação Sócio Educacional dos projetos da Comunidade Europeia.

Projetos

Durante a reunião, cada participante apresentou ao senador projetos que podem entrar na disputa por financiamentos internacionais, especialmente da Comunidade Europeia. O projeto Prevenção em Escolas e Comunidades (Pescô), da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, é uma das ideias campo-larguenses que já foi enviada, passou pelas mãos de Scilipoti e atualmente está em análise para liberação de auxílio financeiro.

A jurista Carla Martins falou sobre uma área nova: o meio ambiente espacial. “Não é coisa do futuro, é presente, apenas falta informação. Cidades já foram destruídas por resíduos que caíram. Também estamos degradando no nível da estratosfera e isso impacta na vida do nosso planeta”, disse Martins. Os participantes também discutiram como utilizar a Cooperação Sócio Econômica (CSE) para trazer ao município novos empreendimentos ou intermediar fusão entre empresas.

Em resposta, o senador apresentou ideias que funcionaram na Itália como o controle de território, que responsabiliza guardas municipais por região. O objetivo é identificar pontos de tráfico e prevenir o avanço das drogas, tendo cada ponto do mapa da cidade contemplado por pelo menos um agente do município, para que nenhuma área fique de fora.

Scilipoti também incentivou a pensar nos resíduos urbanos como solução e não problema, já que há possibilidade de gerar renda a partir da reciclagem. O parlamentar ainda falou sobre saúde e economia na Itália, em comparação ao Brasil. Para o senador, são pequenas ideias que exigem coragem. “Não é fácil, precisa de um processo organizado. Mas estou vendo aqui algo que é muito difícil na Itália: o prefeito está sentado junto com o vereador, o político de esquerda está ao lado do de direita. Nosso olhar deve ser conjunto e não setorizado, porque o objetivo é único: beneficiar a população”, ressaltou Scilipoti.

O senador

Natural do sul da Itália, o senador Scilipoti é médico ginecologista e atua em oncologia clínica, acupuntura e fitoterapia. Também é membro das Comissões de Meio Ambiente e Infraestrutura e Pesquisas Científicas no senado italiano, em Roma. Enquanto deputado, já foi membro da Comissão de Saúde. Presidente da Comissão Parlamentar de Amizade Brasil e Itália, já atua há alguns anos nas relações de cooperação entre os dois países em diferentes áreas como meio ambiente, saúde, intercâmbio político, educacional, tecnológico.