Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 01:46:52
Geral

Museu do Mate

14/02/2014

Município quer assumir Museu do Mate, mas só com acesso à BR-277

Museu do Mate

14/02/2014

“Nós temos grande interesse de assumir a administração do Museu do Mate, sim, mas só se pudermos manter o acesso à BR-277”. A declaração é do secretário municipal de Educação, Avanir Mastey, para quem o Museu do Mate deve ser reaberto o mais rápido possível. “Tivemos uma reunião, dia 20 de janeiro, com o pessoal do Governo do Estado, Museu Paranaense, DER e informamos do interesse do Município, pelo gerenciamento do Museu, desde que tenha acesso à BR-277. Ficar com o Museu isolado não adianta”, explicou.

Fechado há três anos, o Museu do Mate corre o risco de não ser reaberto a tempo de receber os turistas da Copa do Mundo, em Junho. O problema é que a CCR/RodoNorte, concessionária da BR-277, não aceita o antigo acesso ao Museu, alegando problema de segurança. “Por isso é que nós chamamos o DER, para discutirmos o problema”, explicou o secretário.

Melhorias

O secretário de Educação de Campo Largo destacou a importância do Museu, para o Município, informando que, se for necessário, o Governo do Estado, através do DER, determine a construção de uma terceira faixa, na entrada e saída do Museu, para que possam entrar veículos e ônibus de turismo, com segurança, naquele ponto turístico. “O que não dá é continuarmos com o museu fechado, com graves prejuízos à cultura e ao turismo locais”, explicou. A reforma do parque, inclusive com acesso à BR-277, deverá ser executada pelo Governo do Estado e só então será cedido ao Município, por pelo menos cinco anos.

Localizado às margens da BR-277 (sentido Curitiba-Campo Largo) numa área de 317.000m2, contendo bosques com árvores nativas, lagoa e área de lazer para os visitantes, o Parque do Mate é uma das principais atrações turísticas do Município. É administrado atualmente pela Secretaria de Estado da Cultura e está ligado ao Museu Paranaense. Desde o seu fechamento, em 2011, todo o acervo foi transferido para Curitiba, para maior segurança. No local existe vigilância 24 horas.