Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 01:41:21
Geral

Geladeiras e chuveiros de famílias de baixa renda poderão ser substituídos

Geladeiras e chuveiros de famílias de baixa renda poderão ser substituídos

14/02/2014

No final de janeiro, equipes contratadas pela Companhia Campolarguense de Energia – Cocel começaram o levantamento de dados que será utilizado para o Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa. Mais de três mil famílias serão visitadas, todas elas já cadastradas com a tarifa social da energia elétrica. Durante esta entrevista inicial é realizada a substituição de até três lâmpadas incandescentes por modelos compactos fluorescentes – mais econômicos, eficientes e duráveis. É importante ressaltar que toda a equipe está identificada com crachá e que eles precisam tirar fotos dos equipamentos e das instalações elétricas das residências. As visitas também são realizadas em horários alternativos – após as 17h e nos fins de semana, aumentando a chance de encontrar os responsáveis em casa.

Os pesquisadores verificam as condições sócio-econômicas das famílias, a situação dos equipamentos eletro-eletrônicos (se estão em boas condições de uso, qual o consumo de energia de cada um) e instalações elétricas, e qual o consumo de energia total da residência, entre outros dados. Estes dados são necessários para realização do “diagnóstico” do Programa de Eficiência Energética. A análise das informações coletadas possibilitará que a Cocel conheça quais são os equipamentos que causam maior desperdício de energia em cada residência, quais famílias poderão participar do PEE e ter geladeiras ou chuveiros trocados por modelos mais eficientes. Feito o diagnóstico, começa a substituição – sem custo nenhum para o consumidor. A responsável pelo PEE da Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, ressalta que a Cocel somente fará a substituição de equipamentos que estejam desperdiçando energia – “o princípio do PEE é redução de consumo, se a família tem um equipamento que já é econômico, mesmo antigo, não há necessidade de substituição”.

O PEE é realizado pelas concessionárias de energia em todo o país, que devem investir parte de sua receita operacional líquida em ações de combate ao desperdício de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL é a responsável por traçar as diretrizes para os programas de eficiência energética, e também pela fiscalização. Por lei, a maior parte da verba do PEE deve ser destinada a programas que atendam famílias de baixa renda.

Investimento em eficiência energética será de R$ 1 milhão - Marcus Preis, diretor financeiro da Cocel, informa que a substituição das geladeiras e chuveiros será realizada conforme os critérios técnicos determinados pela ANEEL, e de acordo com o limite orçamentário. “O investimento total neste Programa será de aproximadamente R$1 milhão, dedicados exclusivamente às famílias de baixa renda, e já estamos desenvolvendo um novo programa para eficientizar o consumo de energia nas escolas municipais”, completa Preis. O diretor conta que além da troca dos equipamentos serão agendadas reuniões com as famílias participantes em escolas e associações de bairro para conscientização sobre o uso eficiente e com segurança da energia, e que uma Audiência Pública será realizada – “para prestar contas sobre os programas já realizados, e receber sugestões da comunidade para os próximos”.

As entrevistas iniciais com as três mil famílias serão realizadas durante o primeiro semestre, e o diagnóstico e a substituição de equipamentos até o final de 2014. A economia total estimada no consumo de energia após a finalização deste programa é de 1286 MWh/ ano (mega-watt-hora por ano), e redução de 519 kW (quilo-watt) na demanda em horário de ponta. “Muitas das famílias que terão os equipamentos substituídos terão as contas de luz zeradas, pois se reduzirem o consumo para até 120 kWh/mês o Programa Luz Fraterna garante a isenção do pagamento”, ressalta Preis.