Segunda-feira às 12 de Maio de 2025 às 09:28:46
Geral

Tiro de Guerra

14-05-2010
O Tiro de Guerra de Campo Largo entregou, no último dia 6, quinta-feira, o certificado de dispensa de incorporação para 214 jovens.

Tiro de Guerra

14-05-2010

O Tiro de Guerra de Campo Largo entregou, no último dia 6, quinta-feira, o certificado de dispensa de incorporação para 214 jovens que foram dispensados do serviço militar obrigatório, na última fase de seleção. Na solenidade, eles firmaram o compromisso com a bandeira nacional, colocando-se à disposição para casos emergenciais e colaboraram com a Provopar doando um quilo de alimento não perecível.

Dos 900 alistamentos realizados em 2009, apenas 50 jovens foram escolhidos para o serviço militar, que será realizado durante um período de nove meses. A seleção aconteceu em duas etapas, a primeira, realizada em julho de 2009, dispensou os analfabetos, universitários dos cursos de medicina, veterinária e odontologia, e os jovens com problemas de saúde ou problemas sociais. Este último inclui os casados, os envolvidos com drogas, os que possuem antecedentes criminais e aqueles que residem no interior.

O comandante do Tiro de Guerra e chefe de instrução, Subtenente Artur Carvalho Gonsalves, explica que os futuros médicos, veterinários e dentistas são incluídos no excesso de contingente, mas podem ser chamados futuramente pelo exército, marinha ou aeronáutica. "No caso daqueles que moram em lugares distantes, não temos como recrutá-los devido ao horário das instruções, que acontecem diariamente das 5 às 7 horas da manhã".

A segunda fase, nominada seleção complementar, aconteceu em fevereiro deste ano, quando uma nova entrevista e uma nova inspeção médica e odontológica foi realizada. O comandante afirma que neste período de mais de seis meses, entre a primeira e a segunda seleção, os jovens podem sofrer um acidente comprometendo a sua capacidade física ou até mesmo se envolver em alguma ocorrência policial. "O principal cuidado que temos é não selecionar jovens envolvidos com drogas. Ele pode estar apto fisicamente para o trabalho, mas acaba sendo dispensado, para evitar futuros problemas".

O certificado de dispensa militar é um documento essencial para os homens. Sem ele, não é possível fazer o título de eleitor, assim como os demais documentos, e as oportunidades de trabalho com registro em carteira tornam-se escassas.