22/08/2013
Uma das dúvidas mais comuns entre os aspirantes à formação em Psicopedagogia é sobre a diferença entre a Psicopedagogia Clínica e a Psicopedagogia Institucional.
A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que trata do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico.
A Psicopedagogia Clínica tem como objetivo identificar analisar, planejar e intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento. Para tanto, o profissional deverá estar preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico.
Através do diagnóstico clínico é possível identificar as causas dos problemas de aprendizagem e para o tratamento são realizadas diversas atividades com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e seus bloqueios. Cabe ao Psicopedagogo utilizar recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas. Para Weiss (2000), a prática psicopedagógica deve considerar o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, cognitivo, afetivo, social e pedagógico.
Esse profissional deve também estar preparado para administrar possíveis reações negativas da criança frente algumas tarefas, tais como: resistências, bloqueios, sentimentos, lapsos etc. É importante tentar chegar o mais próximo possível da realidade da criança ou do adolescente - tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais, colegas e professores. Neste sentido verifica-se que além de ajudar a criança ou adolescente a encontrar a melhor forma de adquirir a aprendizagem, é fundamental que o Psicopedagogo conheça como e o que o sujeito aprende.
No contexto escolar, ou seja, a Psicopedagogia Institucional pretende oferecer ferramentas de melhorias das condições do processo de ensino-aprendizagem, bem como para a prevenção dos problemas de aprendizagem. Por meio de técnicas e métodos próprios, o psicopedagogo possibilita a intervenção psicopedagógica visando a solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar, se mobiliza na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos. Elege a metodologia e/ou a forma de intervenção com o objetivo de facilitar e/ou desobstruir tal processo.
Dentre esses pressupostos, procura-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática Psicopedagógica como uma ação sustentada em teóricos.
Foi pensando neste enfoque que fornecemos informações e práticas para abordar na visão Psicopedagógica, as condições de escuta construindo um olhar, que possibilite o conhecimento de sintomas para análise dos mesmos buscando soluções para os problemas estudados.