13/08/2013
Equipe pedagógica do município participa de capacitação sobre superdotação
13/08/2013
Fonte:Depcom/PMCL
No dia 9 de agosto, equipes pedagógicas da rede municipal de ensino passaram por um treinamento sobre superdotação e alta habilidade, que aconteceu na Casa da Cultura. Cerca de 170 profissionais participaram da palestra, que abordou formas de identificar a condição em alunos e como trabalhar em cada caso. A capacitação faz parte do projeto de Formação Continuada na área de Educação Especial, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
Na abertura do evento, o secretário da pasta destacou a importância de debater o tema constantemente. “A condição de superdotação exige um preparo da equipe pedagógica tanto para identificar a alta habilidade como para estabelecer estratégias que atendam a demanda por conhecimento, que é maior nesses casos”, explica o secretário.
A capacitação foi ministrada pela mestre em Educação e doutoranda em Políticas Públicas com ênfase em superdotação e alta habilidade, Denise Maria de Matos Pereira Lima. A especialista, que faz parte da equipe da Secretaria de Estado da Educação, ressaltou as principais características que revelam uma dotação acima do convencional e a importância da identificação precoce para o encaminhamento adequado.
Para a diretora da Escola Municipal Professora Rosália Andrade Remonato, Gisele Juliane de Paula Ribeiro, a capacitação foi enriquecedora por abordar, além da identificação dos casos, estratégias de como trabalhar com eles. “Esse é um dos maiores desafios, já que esses alunos exigem muito mais informação”, explica a diretora.
Seis alunos da escola já tiveram a condição identificada. “ Para nós que lidamos todos os dias com esses alunos, a busca por novidade e diversidade no conhecimento deve ser constante. Por isso, é importante que toda a equipe passe por uma capacitação específica, como essa de iniciativa da Secretaria. Aprendemos a ver os alunos com outros olhos e discutimos estratégias”, afirma Gisele.
Na palestra, os participantes também discutiram que o trabalho deve transcender os limites da sala de aula. Seguindo esse entendimento, foi inaugurada em maio deste ano a primeira Sala de Recursos Multifuncional da Área de Superdotação e Alta Habilidade, que funciona na Escola Municipal Primeiro de Maio, sob supervisão de uma profissional especializada. No contraturno, alunos de qualquer instituição de ensino do município podem participar de atividades para enriquecimento curricular.
A coordenadora de Educação Especial da Secretaria, Agna Mara Cavalli Poletto, explica que a Sala de Recursos Multifuncional segue as normas da Instrução número 010/2013, da Secretaria de Estado da Educação. “O maior objetivo é oferecer atividades educacionais especiais aos alunos que necessitam de ampliação ou suplementação dos conteúdos escolares”, afirma Agna.
A coordenadora também ressalta que mudanças significativas aconteceram ao longo do tempo, que afetam no tipo de tratamento adequado nas escolas. Há alguns anos, havia apenas uma medição geral de capacidade: o Quociente de Inteligência (QI). Hoje, o teste identifica o potencial elevado em áreas específicas. “É comum um aluno que apresenta, por exemplo, alta habilidade em matemática, mas dificuldade no português. É importante identificar em quais áreas há a superdotação. Isso vale para os alunos que apresentam potencial elevado nas áreas intelectual, acadêmica, de liderança, de psicomotricidade e de artes”, acrescenta Agna.
Para participar das atividades na Sala de Recursos Multifuncional, os alunos passam por uma triagem da equipe de Educação Especial. Identificada a superdotação ou alta habilidade, além das áreas específicas de potencial, o aluno deve entrar em contato com a Escola Municipal Primeiro de Maio para começar as atividades.
Formação continuada
Pelas particularidades do tema, os participantes da palestra sobre Superdotação e Alta Habilidade voltam a se encontrar no próximo dia 20. Serão abordadas características específicas de trabalho com alunos nessa condição.
As equipes pedagógicas já passaram por uma capacitação sobre Autismo, no dia 20 de junho deste ano. O próximo tema a ser trabalhado no projeto de Formação Continuada é Transtornos Globais de Desenvolvimento. A palestra está prevista para o mês de setembro.