Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 05:22:43
Geral

Geada

27/07/2013

Forte geada produz imagens impressionantes

Geada

27/07/2013

Os termômetros chegaram a marcar três graus negativos nas áreas mais baixas do relevo campo-larguense. Oficialmente a temperatura chegou a dois graus negativos. Em alguns lugares, as copas das árvores ficaram brancas, com o gelo acumulado. Campos, pastos, pequenos cursos d´água, congelados. Em todos os lugares a forte geada produziu belas paisagens e muita gente aproveitou para documentar em fotos e vídeos. Assim foi a madrugada e início de manhã, nesta quarta-feira (24), em Campo Largo.

No início da manhã, as margens da BR-277 foram cenário para dezenas de imagens, feitas por pessoas que passavam e paravam para registrar a paisagem. O verde se tornou branco, emprestando um belo contraste, com os raios de Sol que acabavam de surgir. No Parque do Mate, o branco do gelo emprestou um encanto a mais, para esse que é um dos principais recantos turísticos do Município, e que se encontra fechado para visitação.

Onda de frio

As baixas temperaturas já eram esperadas, uma vez que os institutos de meteorologia alertaram para o fenômeno. Mas pouca gente acreditava que o frio seria tão intenso. Uma imagem impressionante foi o congelamento do chafariz do jardim do gabinete do prefeito, em Campo Largo. Ainda no início da manhã o gelo permanecia, formando uma bela cascata congelada, que muita gente aproveitou para registrar em foto e filme.

Nos campos, a beleza do gelo sobre a relva continuou a produzir imagens interessantes, ainda mais naqueles lugares onde o gado começava a pastar sobre o capim congelado. Com o calor do Sol, o gelo foi derretendo rapidamente e por volta das oito horas da manhã, poucos eram os locais que ainda preservavam o branco da geada.

Na cidade, o fenômeno tornou mais escuras e cinzas as ruas, com a população utilizando pesados casacos, gorros e luvas. Nas lojas, as liquidações de roupas de inverno, cobertores e outros itens, fizeram aumentar as vendas, animando os comerciantes.