Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 05:43:40
Geral

Morre João Domingo Vanin (Jango)

27/07/2013

Faleceu na madrugada deste sábado (27) o campo-larguenses João Domingos Vanin, aos 91 anos de idade.

Morre João Domingo Vanin (Jango)

27/07/2013

Nascido em Campo Largo, descendente de imigrantes italianos, João Domingos Vanin faleceu na noite de sexta-feira (26), por volta das 23h30min, aos 91 anos de idade. Jango, como era conhecido, é de família tradicional na cidade e sempre viveu na Rondinha, próximo a seus familiares.

Ele era casado com Marina Nair Vanin (88), pai do ex-vice-prefeito Dante, da fotógrafa Marillê, de Mario e Mirian; e era irmão do ex-prefeito Augusto Vanin. Sempre trabalhou na antiga Estação de Enologia de Campo Largo e, até poucos dias, ainda fazia vinho artesanal em casa, tradição que será mantida pela esposa.

Jango foi enterrado com seu terno azul marinho, o qual ele usou em seu casamento, nas bodas de 25 anos, como também nas bodas de 50 e 65 anos, e quando completou 90 anos de idade. Segundo familiares, o terno ainda parecia novo, pois foi sempre muito bem cuidado por Marina.

Por 45 anos João preservou uma bicicleta, com a qual andou até os 85 anos de idade. Familiares contam que ele estava chateado porque não deixavam mais que ele andasse na bicicleta que ele tanto gostava, isso para que fosse evitado alguma queda. Outra característica bem peculiar a ele é que sempre estava com boina.

Segundo a família, ele sempre tinha “tiradas” engraçadas e usava muitas frases de antigamente que conseguia adaptar para o presente. Ele sempre brincava, mesmo aos 90 anos, que guardava dinheiro para quando ficasse velho. Além da sua paixão pelo vinho, todos os dias ele se dedicava a cuidar do jardim, nem mesmo deixava uma folha seca caída. Toda sua vida tranquila o levava a dizer que ele já morava no paraíso.

Muito ligado à Igreja, Jango deixou a todos que o conheceram e principalmente aos familiares, os ensinamentos de ser uma pessoa digna, calma, honesta, religiosa, simples, alegre, bem-humorada, respeitada e respeitosa.

Ele foi velado e sepultado na Rondinha, onde será realizada a missa de sétimo dia neste sábado (03), às 18 horas.