20/06/2013
Através dos desenhos das crianças, podem-se observar detalhes que para uma pessoa adulta passaria despercebido. O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A primeira porta que a criança abre o seu interior.
Freud explica! Segundo ele, ao desenhar, a criança realiza a projeção – que consiste em uma operação pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro seus sentimentos, desejos... Neste sentido, percebe-se que o desenho é capaz de refletir algumas vezes o que a criança carrega dentro de si, não captada pelas outras pessoas no dia a dia. Ou seja: expressa o mundo interno infantil e até a sua personalidade
Mas os especialistas que analisam os desenhos infantis devem levar em conta a condição biográfica e familiar da pessoa que desenhou, bem como sua história pessoal, que servirá como marco de referência de quem está fazendo o desenho. É uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar a saber, por exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família, sua escola, etc.
Existem algumas pistas que podem orientar os pais sobre o que diz o desenho do seu filho. No entanto, são puramente orientações.
Todo desenho na parte superior do papel, está relacionado com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual.
Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, desde que não saiam para fora da área do papel, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço. Podem também sugerir uma criança reflexiva, ou com falta de confiança.
Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá, enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga física.
Esses tipos de interpretações são apenas uma pincelada dentro do grande mundo que é o desenho infantil. Não devemos generalizá-los. Cada criança é um mundo, assim como as regras de interpretação do desenho infantil. Se alguma coisa te preocupa no seu filho, e se for necessário, busque um psicopedagogo!