17/05/2013
A descoberta de Altas Habilidades e a importância do estímulo
17/05/2013
Muitas crianças entram na vida escolar sem consciência de seus talentos, os quais podem ficar escondidos até mesmo por toda a vida, se não descobertos e não estimulados. O professor tem um papel muito importante nesta descoberta, principalmente quando o aluno começa a apresentar características como o perfeccionismo, a grande necessidade de entender o mundo à sua volta, intensidade dos sentimentos, a não conformidade e a introversão de forma diferente dos demais, o que pode ser peculiar a uma criança com Altas Habilidades.
Quando a criança e os seus colegas começam a perceber esta diferença nos comportamentos e nos resultados obtidos, muitas vezes surge a rejeição. E esta situação não é pouco comum, mas existe a necessidade dos professores e pais identificarem esta característica no aluno e realizarem um trabalho voltado ao estímulo. Na Escola Estadual Julio Nerone, que atende alunos do Ensino Médio, atualmente há nove alunos com Altas Habilidades que participam da Sala de Recursos, em contraturno.
A professora Vera Lúcia da Silveira, especialista em Educação Especial, conta que a Sala de Recursos da Escola reabriu no início de 2012. As atividades variam bastante, de acordo com o que cada criança tem mais habilidade em fazer. “O objetivo é dar condições para que a criança possa se desenvolver”, explica. São realizadas atividades ligadas à literatura, robótica, mecatrônica, música, teatro, biologia, horta, xadrez, entre outros. “É preciso estimular a criança, que precisa de foco naquilo que elas têm interesse”, completa.
É muito comum, segundo a especialista, que confundam crianças com Altas Habilidades com crianças hiperativas ou muito quietas. “Isso acontece devido ao desinteresse que ela apresenta por assuntos comuns, já que ela é mais desenvolvida. Por isso, ela precisa ser constantemente estimulada, ela quer ir além, entender o porquê de tudo. Mas isso não é sempre positivo, a criança também sofre porque outros alunos muitas vezes não entendem, acham que o aluno é privilegiado pelos professores por terem boas notas, até mesmo às vezes sem prestar atenção nas aulas”, detalha. Alguns alunos chegam a apanhar, são alvos de crítica e têm dificuldade de interagir socialmente.
Eliane Metz, que é mãe de um dos alunos que frequenta a Sala de Recursos, comenta que é muito importante que os pais identifiquem nos filhos a Altas Habilidades e busque um atendimento especializado para desenvolvê-lo. Ela ainda comenta que a família e os amigos precisam respeitar a criança que tem conhecimento avançado em algumas coisas, mas que o lado emocional dela é compatível à idade que ela tem, e não podem querer cobrar algo diferente disso. “A criança será boa em determinada área, mas não em tudo. Não pode existir cobrança. Muitas vezes a criança até precisa de acompanhamento psicológico, pois existe muita pressão para que ela não falhe, até mesmo uma autocobrança”, comenta.
Sala de Recursos
O portador de Altas Habilidades precisa ter seu potencial visto como promotor do desenvolvimento tecnológico, cultural e educacional, por isso a importância deste reconhecimento e então estímulo ao desenvolvimento destas capacidades, diferentes em cada pessoa. De acordo com o diretor da Escola, Washington Oliveira de Souza, seria interessante a parceria com empresas para que realizassem trabalhos diferenciados com eles, o que seria positivo tanto para os alunos que estariam em constante desenvolvimento, como também às empresas que teriam mentes muito criativas e inteligentes para realizarem trabalhos diversos.
A professora Vera fala também da importância de profissionais fazerem um trabalho voluntário com estes alunos. “Podem ser biólogos, psicólogos, engenheiros, químicos, de qualquer área, mas que dediquem um tempo para passar com os alunos, para sanar as dúvidas que eles têm e principalmente essa necessidade por quererem saber mais”, esclarece. “Além disso, doação de eletrônicos que não estão sendo usados ou alguns itens que possam ser aproveitados por eles para construção de novos objetos é sempre bem-vinda”, diz. Manta eletrônica e pulseira eletrostática são alguns dos itens importantes para que eles possam realizar trabalhos com componentes eletrônicos.
“A Sala de Recursos aguça a curiosidade deles, estimula”, comenta Vera. “É trabalhar toda esta inteligência deles voltada para o bem”, completa Eliane. O diretor Washington enfatiza que há vagas abertas para que outros alunos frequentem a Sala de Recursos. Mais informações pelo telefone 3292-2893.
Características que podem identificar a Superdotação
01 Aprende fácil e rapidamente
02 Original, imaginativo, criativo, não-convencional
03 Amplamente informado; informado em áreas não comuns
04 Pensa de forma incomum para resolver problemas
05 Persistente, independente, autodirecionado (faz coisa sem que seja mandado)
06 Persuasivo, capaz de influenciar os outros
07 Mostra senso comum; pode não tolerar tolices
08 Inquisitivo, cético, curioso sobre o como e porque das coisas
09 Adapta-se a uma variedade de situações e novos ambientes
10 Esperto ao fazer coisas com materiais comuns
11 Habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.)
12 Entende a importância da natureza (tempo, lua, sol, estrelas, solo, etc.)
13 Vocabulário excepcional, verbalmente fluente
14 Aprende facilmente novas línguas
15 Trabalhador independente, mostra iniciativa
16 Bom julgamento, lógico
17 Flexível, aberto
18 Versátil, muitos interesses, interesses além da idade cronológica
19 Mostra insights e percepções incomuns
20 Demonstra alto nível de sensibilidade, empatia com relação aos outros
21 Apresenta excelente senso de humor
22 Resiste à rotina e repetição
23 Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa
24 Sensível à verdade e à honra
Fonte: Galbraith e Delisle (1996)