01/02/2013
Só a partir da próxima semana o Corpo de Bombeiros de Campo Largo voltará a campo para vistoriar todas as casas noturnas de Campo Largo. Por enquanto estão sendo realizados estudos para levantar a relação desses estabelecimentos e os prioritários para essa vistoria. A tenente Alice, que responde pelo Comando do CB na cidade, informou à Redação da Folha que os estudos estão sendo realizados em todos os municípios do Paraná e a ação será padrão.
No início da semana o governador Beto Richa anunciou que o Corpo de Bombeiros verificará a situação estrutural e legal de todas as casas noturnas e estabelecimentos públicos em todo o Paraná. Na próxima semana começam as vistorias, mas, em até 30 dias, as casas noturnas devem informar, em placa ou faixa, na fachada, a lotação máxima.
Prevenção
Segundo o governador, os estabelecimentos que não estiverem dentro da legislação ou não cumprirem as normas de exigência dos bombeiros deverão ser notificados e, quando for o caso, lacrados pelas prefeituras e pelo Ministério Público. O objetivo é evitar tragédias como o incêndio de Santa Maria (RS), que causou a morte de 231 pessoas.
Algumas características que os bombeiros verificarão serão a existência de portas e saídas de emergência, com barras antipânico; extintores de incêndio dentro da validade; iluminação de emergência; revestimento de pisos e paredes com certificação; e sistema contra incêndio.
Em Campo Largo, o órgão responsável pela liberação de alvarás também está trabalhando no levantamento de informações sobre as casas de shows, para colaborar com o trabalho do Corpo de Bombeiros. A Prefeitura não adiantou informações sobre o assunto, como quantidade desses estabelecimentos nem se, e quais, estão funcionando irregularmente.