Sabado às 30 de Novembro de 2024 às 07:30:43
Geral

Secretário de Saúde divulga mudanças no Posto de Itaboa

Secretário de Saúde divulga mudanças no Posto de Itaboa

01/02/2013

A Folha publicou na edição passada uma matéria sobre a situação da Unidade de Saúde Itaboa. Em relação a este reclamação, o secretário de Saúde Edilson Stroparo disse que, quando assumiu a Pasta da Saúde, encontrou a Unidade de Itaboa em situação bem precária, mas, segundo ele, as providências para reverter o quadro já estão sendo tomadas.

Segundo informações da Assessoria da Prefeitura Municipal de Campo Largo, a primeira delas foi a troca dos vidros das portas e janelas que estavam quebrados oferecendo perigo aos funcionários e à população em geral. O toldo, que também estava avariado, já foi consertado e, com relação à queixa de furtos e ações de vandalismo frequentes no posto, o secretário informou que já foi solicitado um orçamento para instalação de alarmes no local.

Além destas melhorias, que são caracterizadas como urgentes, a Unidade de Saúde deverá passar por uma reforma total. Serão corrigidos o piso, banheiros e, em especial, o espaço que atualmente está sendo usado como depósito. Neste espaço será criado o Espaço Saúde onde serão realizadas reuniões para grupos de pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes, idosos e também será ocupado para atendimento de prevenção ao tabagismo, alcoolismo e dependência química.

Na área externa está prevista a restauração do alambrado e o terreno deverá ser dividido em duas partes, onde em uma delas será instalada uma Academia da Terceira Idade.

Lista de espera

Conforme informações da funcionária do Posto, Alaise Bonato, no início do ano havia uma lista de espera por consultas que somava 313 pacientes. Após a posse do novo secretário, Edilson Stroparo, em 7 de janeiro, a lista foi reduzida em quantidade significativa. Um total de 56 pessoas já foram atendidas e 42 estão agendadas para o mês de fevereiro. Os 215 pacientes restantes serão atendidos até o final de março, garante Alaise. A Unidade atende em média 40 pacientes para emergências, sendo destes, 16 para pediatria.

Alaise e a médica Marli Hamamoto consideram que o novo secretário de Saúde está empenhado na reestruturação da unidade. “Estamos confiantes, pois temos a promessa do secretário para a volta dos antigos projetos que tínhamos, inclusive o programa do hipertenso e o dia de lazer para idosos. Temos ainda a promessa de construção de uma academia ao ar livre que vai proporcionar grande bem estar à população”, relatam.