01/02/2013
As agências bancárias podem ficar fechadas a partir desta sexta-feira, 01, devido a uma possível greve dos vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana, que anunciaram no site do Sindicato da classe a maior greve que o Paraná já teve.
A paralisação deve iniciar nesta sexta-feira (01) mas sem data para terminar. Com isso ocorrerá o fechamento de muitos bancos, devido a uma exigência de que estes não podem abrir sem vigilantes. Os vigilantes querem reajuste da inflação ao piso da classe e pagamento de um adicional de periculosidade de 30%, previsto na Lei Federal 12.740 de 2012, mas que não está regulamentada.
O piso salarial dos vigilantes do Paraná é de R$ 1.140 e com o adicional de periculosidade aumentaria aproximadamente R$ 340. Os vigilantes participaram de uma reunião na noite desta quinta-feira para organizar a greve e forma com que irão convencer os membros da categoria a aderirem. Em Curitiba, a concentração acontece a partir das 6 horas, na Praça Santos Andrade. Se esta greve durar muitos dias, pode prejudicar até mesmo o abastecimento de caixas eletrônicos.