01/02/2013
Campo Largo reverencia neste Sábado (02) a sua padroeira Nossa Senhora da Piedade
01/02/2013
A festa da Padroeira de Campo Largo, Nossa Senhora da Piedade, que se comemora nesse Sábado, dois de Fevereiro, tem como tema geral: “Nossa Senhora de Todos os Nomes e de Todos os Povos. Nesta Sexta-feira (01), após a novena (19h30min), será realizada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, pelas ruas da cidade. A procissão sairá da Igreja Matriz, percorrendo as ruas Marechal Deodoro, Rui Barbosa, Centenário, Sete de Setembro, voltando para a Matriz.
No Sábado (02), será celebrada Missa às 7h30min, e às 9h30min um Ato Cívico e bênção das velas. Às dez horas será celebrada a Missa Festiva, presidida por Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba. O Almoço festivo será servido a partir das 11h30min. O Festival de Prêmios começa às 14 horas e às 17 horas será celebrada a missa de encerramento das comemorações.
História
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Campo Largo, localizada na praça central do municípios, é paróquia desde 1841, a quarta mais antiga da Arquidiocese de Curitiba. Atualmente seu pároco é o cônego Ivanir Leonardi. A Festa de Nossa Senhora da Piedade é celebrada todos os anos no dia dois de Fevereiro.
Em 1816, o Capitão João Antonio da Costa ofereceu à comunidade da região, uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, que mandara vir da Bahia em 1816, sendo recebida na casa do Tenente Joaquim Lopes de Cascaes, onde se conservou até 1826, quando foi levada à Igreja, sendo a Santa transformada na Padroeira da cidade. A data, dois de Fevereiro foi escolhida para celebrar o dia da Padroeira porque foi nesta data, em 1826, que a Igreja foi solenemente inaugurada, com a transladação da Imagem da casa do Tenente Joaquim Lopes Cascais até à primeira Igreja Matriz.