18/01/2013
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo, através da Vigilância em Saúde, informa que na última sexta-feira, dia 11 de janeiro, realizou ação educativa na Vila Bancária, para orientar a população sobre o inseto “barbeiro”, encontrado recentemente na região.
Foi distribuído material informativo sobre o “barbeiro” e os moradores do bairro orientados sobre as características do inseto, como proceder a coleta e encaminhar para a Vigilância, medidas de prevenção e esclarecidas dúvidas da comunidade.
A equipe da Vigilância explicou que o “barbeiro” se alimenta de animais e que a Lei Municipal n°2413 de 15/10/12 proíbe animais de criação (galinhas, ovelhas, cavalos, bovinos, suínos) em área urbana. Portanto deve-se proceder a retirada dos mesmos, considerando que o barbeiro pode estar vindo da mata nativa atrás de alimento.
Outras medidas de prevenção são: evitar acúmulo de lenhas, tijolos, madeira e qualquer outro material que possa se tornar abrigo do inseto na casa; realizar limpeza da residência, afastando os móveis com frequência; vedar entrada no forro e assoalho para impedir entrada de mamíferos silvestres (gambás, morcegos, etc) que são fontes de alimento para o inseto; colocar telas nas portas e janelas (o “barbeiro” tem hábito noturno e procura luminosidade); vedar e proteger lixos domésticos, para não atrair mamíferos silvestres.
A população foi orientada que se encontrar um inseto semelhante ao “barbeiro” deve coletar vivo (não entrando em contato direto), colocar dentro de um frasco com orifícios pequenos na tampa (ou saco plástico) e identificar a amostra com os seguintes dados: endereço completo do morador, telefone, local e data da coleta. Deve ser encaminhado em frasco seco, não colocar o inseto em álcool pois compromete a identificação. Entregar a amostra na Vigilância em Saúde, na Rua Padre Natal Pigatto, 925, bloco 5, das 8h às 11h30 ou das 13h às 17h. As amostras serão enviadas ao laboratório para identificação do inseto. Assim que os laudos forem emitidos, o morador será comunicado e as medidas necessárias serão tomadas.
A Vigilância em Saúde de Campo Largo coloca-se à disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida, pelo telefone 3291-5116 e no endereço Rua Padre Natal Pigato, 925 - Bloco 5, Prefeitura Municipal.