06/01/2013
Procon dá dicas para consumidores aproveitarem liquidações
06/01/2013
Fonte:G1.com
O Procon do Paraná afirma que os consumidores precisam ficar atentos antes de aproveitar os descontos promovidos por várias redes de varejo em todo o Brasil, neste fim de semana. Os cortes nos preços, que em alguns casos podem chegar a 70%, escondem, muitas vezes, armadilhas para quem pretende economizar.
A coordenadora do Procon, Cláudia Silvano, diz que os consumidores precisam pensar antes de adquirir os produtos. “O primeiro cuidado é verificar se o consumidor precisa comprar aquele produto, naquele momento”, diz.
Para ela, a pesquisa de preços pode ajudar a garantir economia. Silvando explica que, muitas vezes, um produto anunciado com desconto em uma loja, pode ser mais barato em outra. “O consumidor deve fazer uma comparação, verificar em vários estabelecimentos os preços que estão sendo cobrados por aqueles produtos para verificar se, de fato, essa promoção vale a pena”, explica.
Outro artifício que pode aumentar o preço pago pelo produto e inviabilizar a economia é o preço do frete. Segundo Silvano, o valor de produtos que o consumidor não consegue levar para casa, como geladeiras, fogões e televisores, podem ter fretes altos, dependendo da loja.
Para os produtos de mostruário, Silvano diz que o consumidor deve verificar se há algum tipo de arranhão ou defeito antes da compra. “Se não houver nenhuma estipulação na nota fiscal, se o consumidor levou o produto para casa e viu que está riscado, amassado, pode reclamar normalmente, como se tivesse comprado um produto fora de promoção”, afirma.