06/01/2013
Embalado, mas desfalcado: Furacão inicia busca por título da Copinha
06/01/2013
Fonte:G1.com
O Atlético-PR estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior contra o Barras às 16h (horário de Brasília) deste domingo, no Estádio José Lancha Filho, em Franca-SP. O Furacão começa a principal competição das categorias de base embalado, mas desfalcado.
O Rubro-Negro vem da conquista do Campeonato Paranaense sub-18, com vitória nos pênaltis sobre o Coritiba em pleno Estádio Couto Pereira. O grupo, porém, está desfalcado.
Titular na campanha do estadual, o zagueiro Douglas Brenner está machucado. E o camisa 10 atleticano, Marcos Guilherme, já treina com o grupo principal. Além deles, o atacante Mosquito também fica fora da Copinha. O jogador de 16 anos é o pivô de uma polêmica envolvendo o Atlético-PR, o Macaé-RJ e o Vasco da Gama. Ele estava encostado no Macaé, com quem tem contrato até 2015, e a diretoria do Gigante da Colina - que não pagava o auxílio financeiro ao jogador - acusa o Furacão de aliciamento. Para não correr risco de ser excluído da competição, o Atlético-PR tira o jogador do grupo.
O provável Furacão para a estreia tem, no 4-5-1, Lucas Macanhan; Ruhan, Layo, Léo Pereira e Jonathan; Kauê, Otávio, Rodrigo Sampaio, Paulo Otávio e Bruno Mota; Guilherme. Vice-campeão em 2009 e eliminado pelo Corinthians na semifinal do ano passado, o Atlético-PR busca o inédito título da competição:
- A gente tem que trabalhar por partes. A Copa São Paulo é uma competição diferenciada porque, em uma chave de quatro, só um clube passa. Então, a primeira fase é muito difícil. Vamos enfrentar equipes desconhecidas dentro do cenário nacional. Já tive o privilégio de disputar a primeira fase. Depois, a gente, atingindo este primeiro objetivo, passa a pensar por partes, porque aí são jogos de mata-mata - comenta Pedrinho Maradona.
Depois do Barras, o Furacão vai enfrentar o ASA (às 20h de quarta-feira, dia 9) e o Francana (às 16h da segunda-feira seguinte, dia 12). O primeiro colocado de cada grupo e os sete melhores segundos colocados no geral garantem vaga na segunda fase. Os jogadores querem aproveitar a oportunidade para subir para o sub-23 ou até para o grupo principal do Atlético-PR:
- Eu já tive algumas oportunidades (no grupo principal), e é uma nova oportunidade para dar um passo maior e voltar para o profissional. É encarar como minha vida, recomeçar e dar o máximo para ajudar a equipe a chegar a um patamar alto na competição - afirma Paulo Otávio, titular do grupo principal no começo de 2012.