Domingo às 18 de Maio de 2025 às 11:18:58
Geral

Cuidado com a praga

07-08-2011 

Roedores e aranha-marrom são as principais pragas do inverno

Cuidado com a praga

07-08-2011 Fonte: Paraná Online

 Mesmo durante o inverno, a preocupação com o combate a pragas e vetores para evitar transmissões de doenças deve continuar. Apesar de as temperaturas serem mais baixas nessa época do ano, ainda assim existem algumas espécies que podem se desenvolver, merecendo atenção e cuidados. As principais são os roedores e a aranha-marrom, como explica o presidente da Associação Paranaense de Controladores de Pragas e Vetores (Aprav), Almir Luiz de Souza.

"É claro que a incidência de pragas e vetores é muito maior no verão, pois as temperaturas são mais favoráveis, mas no inverno é preciso ter um cuidado maior com os roedores porque eles migram para o interior das residências em busca de alimento. O mesmo acontece com a aranha-marrom, que pode se alojar nas roupas com menos uso, que são justamente as roupas de frio", afirma. Souza ainda ressalta que é preciso tomar cuidado nesse período devido a essa situação, principalmente em restaurantes, bares e indústrias alimentícias, "onde a temperatura externa não interfere tanto, pois existe um microclima ideal para as pragas".

As orientações de Souza para esta época do ano, que também valem para as demais estações, são utilizar embalagens bem vedadas para guardar alimentos, principalmente aqueles que estejam fora da geladeira, e eliminar possíveis acessos dos roedores às residências. "Principalmente quem tem animal de estimação em casa, deve tomar muito cuidado no armazenamento da ração. Também é preciso eliminar frestas e evitar deixar janelas e portas abertas, pois assim, evita-se o acesso, que é um dos elementos mais importantes para eles, junto com o abrigo e a comida", sugere.

Nos casos de haver necessidade de utilizar algum produto para combater as pragas, é necessário que esse trabalho seja feito por uma empresa especializada. "O autosserviço é muito perigoso, pois existe um risco muito grande de intoxicação se a pessoa não tiver conhecimento técnico para aplicar os produtos", conta. Por isso, Souza ainda recomenda que antes de contratar o serviço, o proprietário do imóvel faça uma busca de empresas cadastradas junto à Vigilância Sanitária do município para escolher uma que seja idônea, tendo um responsável técnico.

A própria Aprav disponibiliza, em seu site, uma lista de seus associados, que necessariamente têm que estar habilitados de forma adequada para participar da associação. Com o objetivo de qualificar ainda mais as empresas e os profissionais que atuam nessa área, a Aprav realiza em setembro a sexta edição do Congresso Sul Brasileiro de Atualização Tecnológica em Controle de Pragas e Vetores (Sulprag).