24-06-2011
Jovem campo-larguense está jogando em time da Polônia
24-06-2011
O jovem atleta campo-larguense Robson Henrique Moreira (18), contratado pelo MKS Polonia Slubice, está defendendo o time de futebol polonês desde Janeiro último, e já levantou o seu primeiro título de campeão, naquele País. Robson foi vice-capeão Junior do Polônes/2011 pelo MKS Polonia Slubice e Campeão Junior do torneio de melhores times da região norte da Polônia 2011 pelo mesmo MKS.
Filho do policial militar João Moreira, o Jango, Robson tem uma história de persistência, como atleta, desde os seis anos de idade. Com a bola nos pés ele sempre se destacou dos garotos da sua idade, e com muito treinamento, acabou se profissionalizando aos 16 anos, passou pelo Grêmio de Porto Alegre e, quando retornou a Curitiba foi convidado para defender o time polonês.
História
É o próprio Robson, que conta a sua história: "Comecei a jogar futebol aos seis anos de idade. Meus primeiros passos no futebol foram na escolinha da Vila Olímpica com o treinador Álvaro. Desde então não parei de jogar, logo ainda moleque fui jogar pelo Fanático Futebol Clube, para aprender a jogar futebol de campo, mas assim mesmo continuava indo à escolinha do professor Álvaro. Aos 12 anos fui jogar no Internacional, com o professor Carlos, sem largar o Futebol de Salão. Joguei também pelo Primavera, time de Balsa Nova, por São Luiz do Purunã".
"Antes de completar 15 anos, fui jogar no Trieste Futebol Clube, de Curitiba, onde fiquei por um ano. Aos 16 anos o professor Albanir Roberto me convidou para jogar no Adap Galo Maringá. Eu já o conhecia desde quando jogava pelo Fanático. Ele vinha me acompanhando há muito tempo, eu aceitei e fui jogar no Adap Galo Maringá. Ainda jogando pelo Adap, fui em avaliação para o Grêmio de Porto Alegre, onde fiquei por dois meses, mas não deu certo e aos 17 anos voltei para o Trieste, onde fiquei até o fim de 2009. Em Janeiro de 2010 o professor Albanir veio ao Brasil e foi conversar comigo sobre a possibilidade de eu ir jogar na Polônia. Mas como eu não tinha completado 18 anos, e não tinha a dispensa do Exército, ele me colocou no Andraus Brasil para que eu pudesse continuar treinando. Em Dezembro de 2010 ele entrou em contato comigo novamente, dizendo que em Janeiro de 2011 eu estaria embarcando para Polônia para ficar três meses em adaptação. No dia 18 de Janeiro de 2011 eu embarquei para Polônia, onde já estou jogando como profissional".
São os seguintes os títulos conquistados pelo jovem atleta campo-larguense: campeão balsa-novence pelo Primavera; campeão balsa-novense pelo São Luiz do Purunã; bicampeão campo-larguense pelo Fanático Futebol Clube; campeão do Campeonato dos Cobrinhas, pelo Trieste Futebol Clube; campeão da Suburbana de Curitiba pelo Trieste Futebol Clube; campeão Junior do torneio de Futsal JR. da Polônia, em 2011 pelo MKS Polonia Slubice, vice-campeão Junior do Polônes de 2011 pelo MKS Polonia Slubice e campeão Junior do torneio de melhores times da região Norte da Polônia 2011 pelo MKS Polonia Slubice.