Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 10:43:13
Saúde

Asma

21-06-2011

Crises de asma triplicam no inverno. Todo cuidado é pouco!

Asma

21-06-2011

Fonte:O Estado do Parana

As crises de asma triplicam no inverno, dizem os especialistas. O ar frio e seco, a poluição, os vírus e fatores alergênicos provocados por várias causas, entre elas, os pelos de animais, agravam as crises de asma. Nesta terça-feira (21), Dia Nacional de Combate à Asma, e quando se inicia o inverno, todo o cuidado é pouco para esta doença que é responsável por 300 mil internações por ano no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

A asma é uma doença inflamatória crônica pulmonar que se manifesta com crises repetidas de tosse, cansaço, chio e dor no peito e falta de ar. Os brônquios diminuem de diâmetro durante a crise de asma, dificultando a passagem de ar. "É a crise do broncoespasmo", explica o pneumologista infantil do Hospital Pequeno Príncipe, Renato Strachman. Ele explica que os sintomas são iguais tanto em adultos como crianças que sofrem de crises asmáticas, mas a dor ou a sensação de aperto no peito aparecem apenas a partir dos seis anos de idade.

O pneumologista do Hospital Nossa Senhora das Graças e professor da Universidade Federal do Paraná, João Adriano de Barros, informa que a asma pode surgir em qualquer fase da vida. Segundo ele, há casos em que a doença aparece aos 30 e 40 anos e até aos 60 e 70 anos. "O que é muito comum é que as pessoas têm asma na infância, depois a doença desaparece, retornando na idade adulta, por volta dos 30 a 40 anos", relata o médico.

Barros afirma que o diagnóstico é clínico. Para isso há testes físicos e a espirometria, exame que mede a função pulmonar. Strachman complementa, afirmando que o tratamento da asma varia de acordo com a gravidade e intensidade dos sintomas, podendo ser usados medicamentos de uso contínuo para a prevenção da doença ou medicamentos de alívio quando as crises acontecem.

Noventa por cento dos pacientes que têm asma sofrem de rinite. O paciente que tem asma tem mais predisposição a ter outras doenças respiratórias, como sinusite e pneumonia. A asma pode até matar.

Crianças

A incidência de asma na população infantil em Curitiba é de 15% segundo estudos internacionais da Global Initiative For Asthma (GINA Brasil) e da Allergic Thinits and Its Impacto on Asthma (ARIA).

Segundo Strachman, as crises asmáticas trazem algumas complicações para as crianças. Devido às crises repetidas, elas perdem aula, há dificuldade de realização de atividades físicas, aumento no número de infecções respiratórias e crises fatais.

O tempo de tratamento nas crianças também varia de acordo com a gravidade de evolução da própria doença. Segundo Strachman, geralmente a criança que sofre de asma também é alérgica. "Porém, em crianças menores de dois anos é difícil fazer diagnóstico de alergia", diz o médico.

Para prevenir as crises asmáticas em crianças, Strachman recomenda ambientes limpos e arejados, evitando a poeira e o ácaro, e o ingresso em creches e escola mais tarde, principalmente aquelas que têm histórico familiar de alergia.