01-06-2011
Relação do HPV com câncer de boca e garganta preocupa médicos
01-06-2011
Fonte: O Estado do Parana
Autoridades médicas estão de olho no crescente número de casos de pessoas que desenvolvem câncer na boca e garganta em decorrência da infecção pelo vírus HPV (papiloma vírus humano). Embora ainda não seja a principal causa para o desenvolvimento dos tumores (tabagismo e alcoolismo ainda são as principais causas), o HPV já ocupa a segunda colocação nestes casos.
De acordo com o médico ginecologista Carlos Maestri, ainda que o HPV esteja mais relacionado a doenças ginecológicas, no pênis e no ânus, boa parte está afetando essas outras duas regiões do corpo humano. "Não é exatamente uma novidade esta questão. Porém, chama a atenção que com o crescimento da liberdade sexual também resultou em aumento de tumores de HPV. Pelo fato do HPV atacar as mucosas, o vírus encontrou na boca e garganta bons lugares para atacar", revela.
A principal forma de contaminação do HPV é por transmissão sexual, principalmente o sexo oral. "Nem mesmo o preservativo garante 100% de eficácia para se prevenir deste vírus. A melhor maneira é uma vacina, que recentemente foi liberada para os homens. A Vacina Quadrivalente contra HPV é administrada numa série de 3 injeções intramuscular num período de seis meses. A segunda e a terceira dose devem ser dadas dois meses e seis meses, respectivamente, após a primeira dose", conclui.