Sabado às 17 de Maio de 2025 às 12:21:32
Geral

Parceria entre Saúde e Educação fornecerá óculos para alunos da rede pública

Parceria entre Saúde e Educação fornecerá óculos para alunos da rede pública

25-05-2011 Fonte: Prefeitura da cidade de Campo largo

Em reunião realizada na quinta-feira (12) com a presença dos diretores das escolas municipais foram repassadas orientações sobre o Projeto Olhar Brasil, que possibilita exames oftalmológicos e doação de óculos para alunos com deficiência visual.
Os secretários municipais de Saúde Carlos Andrade e de Educação Norton Nori Pooter participaram da abertura da reunião e enfatizaram a importância do envolvimento da equipe para que os alunos sejam beneficiados. Segundo a professora Adriane Kuroski, especializada na área visual e coordenadora do Projeto, em Campo Largo o Olhar Brasil deverá atender, até dezembro de 2011, 8.631 alunos de 36 escolas municipais do ensino fundamental (1ª a 8ª séries), além dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) - nove turmas em seis escolas.
Serão disponibilizadas 1.716 consultas e mais de 300 óculos. Adriane passou orientações de como fazer a triagem dos alunos, utilizando a tabela Snellen - diagrama usado para avaliar a acuidade visual de uma pessoa. Os alunos que apresentarem problemas visuais serão encaminhados para consultas oftalmologias no Hospital Angelina Caron, em Curitiba. A Prefeitura viabilizará o transporte do aluno junto com um acompanhante responsável. Constatada a necessidade, serão doados os óculos.
Projeto Olhar Brasil
Criado pelo governo federal em 2007, o Projeto Olhar Brasil programou a assistência direta a 44 milhões de pessoas, envolvendo a aplicação de aproximadamente R$ 323,3 milhões de reais, num período de três anos. Os dados epidemiológicos no Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e aproximadamente 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, conseqüentemente na sua auto-estima, na sua inserção social e em sua qualidade de vida.
A estatística mundial de prevalência de miopia e astigmatismo estima que 30% dos indivíduos com menos de 40 anos de idade necessitam ou necessitarão de óculos, além de parte dos casos de hipermetropia. Após os 40 anos de idade cerca de 100% da população mundial apresentam o processo de vista cansada ou presbiopia, interferindo na visão para perto, com conseqüente piora da leitura, escrita e outras atividades que exijam boa visão a curta distância.