Sabado às 17 de Maio de 2025 às 08:29:58
Geral

Campo Largo em andares

20-05-2011

A cidade está aumentando, para cima! e você? sobe?!
Atenção: leia antes de chamar o elevador!

Campo Largo em andares

20-05-2011

Casas com jardins floridos, quintais com jabuticabeiras carregadas, crianças correndo pelas calçadas e ruas estreitas com ar de interior, dão espaço aos prédios arranha céu, condomínios com segurança 24h, shoppings e grandes avenidas.

Há décadas tem sido esta a ordem natural do progresso pelo mundo e em Campo Largo não poderia ser diferente!
Não! Não estamos nos referindo à nossa "grande" Avenida Natal Pigato, e tampouco ao grandioso comercio em nossa feira noturna! Estamos falando de um processo gradual, porém considerável, de iniciativa privada, e que tem surpreendido os expectadores da nossa cidade: São as construções verticais que invadiram Campo Largo no ultimo ano, trazendo crescimento, modernidade e mostrando que o mercado imobiliário local está a todo vapor!

Mas será que a cidade está preparada para estas mudanças?

A alteração no cenário imobiliário está prevista e estruturada pela Prefeitura Municipal de Campo Largo, desde 1978, mas somente agora os empreendedores manifestaram interesse neste tipo de construção.

E quanto interesse! O crescimento na liberação de alvarás de residenciais em 2010 foi de 425% em relação ao ano anterior. Estes dados, ainda não consideram nenhum dos vários processos que estão em fase de análise e que incluem até mesmo prédios de 15 andares, no centro da cidade!

Segundo a Secretaria de Urbanismo, o Plano Piloto da Prefeitura determina qual o potencial de construção em cada região e libera os alvarás, somente quando existe toda a infraestrutura necessária para atender a demanda que será gerada por cada um destes imóveis.

E que assim seja!

Cada prédio de 15 andares, com quatro apartamentos de três quartos por andar, vai trazer para a rua onde ele estará localizado, uma média de 60 veículos, entrando e saindo, circulando e estacionando, várias vezes ao dia, todos os dias da semana. As escolas que se preparem! Que tal receber 30 novos alunos de uma só vez ? Em compensação, este mesmo prédio, será a alegria diária que faltava na vida do padeiro mais próximo! "500 pãezinhos... subindooo"

E por falar em "subindo", como será morar no quarto andar de um prédio, sem elevador?

Para nós, esta é mais uma novidade vertical! É claro
que as comodidades de se morar em um apartamento são muitas, mas...
Será que nós, Campo-larguenses, estamos munidos de informações na hora de comprar estes imóveis?
Os condomínios de até quatro pavimentos não têm obrigatoriedade de instalar elevadores e no momento, somente um imóvel na cidade oferece esse benefício, então, embora a grande maioria desses prédios estejam sendo comercializados na planta, vamos ao teste imaginário das escadas: Dois lances de escada da garagem + 8 lances de escadas do prédio = quarto andar, uma vista linda da cidade e muito exercício diário! Agora tente com malas de viagem ou um refil de 20 litros de água. Compras de mês, fardo de 8 refrigerante 2,5 litros e mantimentos em pacotes de 5kg? Esqueça! Sem elevador estes serão hábitos que ficarão em nossas memórias, com as jabuticabas que eram colhidas no pé, diretamente do seu quintal.

Outra novidade nessa vida de sobe e desce é a garagem!
Se você tiver uma só vaga, significa exatamente que você poderá colocar um só carro! Parece óbvio, não é mesmo? E é! Simples assim!

Mas cuidado! Na hora da compra, já que como falamos anteriormente o prédio ainda não existe, parece que esta informação não soa tão importante quanto é!
Se a vaga não for coberta, não vai dar para fazer aquele puxadinho e cobrir com telha Eternit... a menos que 51% dos apartamentos decidam fazer isso! Portanto, ter dois carros e uma só vaga...nem pensar! Tudo será dividido igualmente e você vai ter que se contentar com a parte que te compete!

Da mesma forma, as despesas com segurança e limpeza, o condomínio, as melhorias e tudo mais, serão divididas igualmente.

E a central de Água e Luz? Bom, se os medidores não forem individuais, você pode passar a tomar banho de canequinha para economizar uma grana, e mesmo assim sua conta não vai diminuir! Todo o consumo de água e luz será dividido igualmente entre o número de apartamentos. É isso mesmo! Você pode morar sozinho e tomar banho só aos Sábados, mas vai pagar a mesma conta daquela família que mora pai, mãe, três filhos adultos, as namoradas dos filhos que passam o fim de semana lá, e o West Terrier da vó – que é aquele cachorro que late o dia inteiro.

Portanto, opte por um apartamento com medidores individuais e pague somente o que você consumir!
Enfim, a novidade velha chegou a Campo Largo e é sonho de muita gente se desfazer das gramas para cortar, do telhado para arrumar, da horta que virou um matagal!
Ir para Guaratuba e deixar aquela TV de plasma novinha sem ter que instalar cadeados, trincos e tramelas nas 8 portas da casa, não ter calçada para lavar, nem precisar se preocupar com a troca do gás. Mas para aproveitar todos esses benefícios sem ressaca, procure uma imobiliária confiável, compre um apartamento de forma consciente e antes de pensar no 4º andar, faça o teste das escadas!
(Vic Santos)