VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Terça-feira | 22 de Setembro de 2020 08:08
Terça-feira | 22 de Setembro de 2020 08:08
VERSÃO IMPRESSA
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Motos sem escapamento são infração grave e motivo de reclamação de cidadãos

Para alguns motociclistas, deixar a moto sem o escapamento é uma maneira de avisar veículos maiores que estão se aproximando e dão vários outros motivos.

Por: Caroline Paulart

Para alguns motociclistas, deixar a moto sem o escapamento é uma maneira de avisar veículos maiores que estão se aproximando e dão vários outros motivos. Porém, esse é um problema que incomoda muita gente. Entre essas pessoas, está a mãe de uma bebê de 04 meses, que procurou a Folha de Campo Largo para saber quais medidas possíveis podem ser tomadas para conscientizar os motociclistas desse ato.

“Quem tem filhos pequenos sabe que cada segundo de sono é precioso. Quando me mudei para Campo Largo há quase três anos, achava um sossego, mas ultimamente a falta de respeito tem tomado conta. Som alto a 1 da madrugada, motociclistas andando e acelerando motos sem escapamentos. No momento que estamos vivendo, os motoboys estão sendo muito importantes, mas precisam ter um pouco de empatia”, disse.

A Folha procurou a Guarda Municipal, que explicou que retirar o escapamento das motocicletas configura como uma alteração de característica de veículo automotor, prevista no artigo 230, parágrafo VII e XI, do Código de Trânsito Brasileiro. “É considerada uma infração grave, com penalidade de multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização. No mesmo artigo, porém no parágrafo XI, existe outra infração: a condução de veículos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A descarga livre ocorre quando o escape está apenas com um cano, sem nenhuma espécie de abafador ou silenciador, aumentando o ruído do escapamento. Ficando nesse caso, o condutor sujeito a infração de trânsito de natureza grave, cujo valor é de R$195,23, e como medida administrativa fica o veículo retido para regularização”, explica o comandante Fogaça, da GM.

O comandante afirma ainda que a Guarda Municipal de Campo Largo atua no policiamento e fiscalização, na intenção de prevenir, orientar e educar para o trânsito, além do papel de conscientização das normas que regem um trânsito seguro. Casos de denúncias devem ser feitos pelo telefone 153, sendo essas ligações gratuitas, ou (41) 3393-5670 e WhatsApp (41) 98859-2924.

739 visitas






Sua Opinião