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Quinta-feira | 24 de Setembro de 2020 11:03
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Alimentação no Inverno

No inverno temos a sensação que a fome aumenta e junto vem a vontade de refeições pesadas, ricas em carboidratos e gorduras

Por: Ana Lúcia
No inverno temos a sensação que a fome aumenta e junto vem a vontade de refeições pesadas, ricas em carboidratos e gorduras. Por que isso acontece? Nesse período de baixas temperaturas, nosso organismo gasta mais energia para se manter aquecido e, como forma de compensar, acaba aumentando o apetite por estes alimentos, que são fontes de energia rápida. Uma alternativa para contornar esta situação é abusar de bebidas quentes e saudáveis, como chás sem açúcar e sopas de legumes.
Nesta época também precisamos ter um cuidado reforçado com a saúde, visto que é um período com maior incidência de gripes e resfriados. Para reforçar a atuação do sistema imunológico, uma dica importante é o consumo da vitamina C, extraída da própria alimentação. Ela tem a propriedade de ativar e aumentar a capacidade proliferativa das células imunológicas, preparando o organismo para se defender das doenças do inverno. As frutas frescas, principalmente as cítricas, são a maior fonte de vitamina C alimentar disponível. Frutas como laranja, acerola, manga, limão, maracujá, abacaxi, kiwi e morango são muito ricas nesta vitamina.
Apostar nas sopas, chás e frutas aquecidas é uma boa pedida, assim como o leite, iogurte desnatado e cereais. Entretanto, as saladas e as frutas frescas não podem ficar de fora do cardápio. A falta desses alimentos impede a reposição de vitaminas, minerais e fibras importantes para o bom funcionamento do organismo e prevenção de problemas como a obesidade, diabetes, colesterol alto, entre outros.
E quando o corpo pede água as pessoas confundem com fome. Só que um simples copo de suco pode evitar uma ingestão desnecessária de centenas de calorias. O cuidado com questões como essas ajuda manter o equilíbrio do corpo e da mente o ano todo.
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