Sabado às 20 de Abril de 2024 às 01:12:19
EM CAMPO LARGO  | 23º
Saúde

Temporada de calor e de transpiração

03-12-2009

Fundamental para o bom funcionamento do organismo, o suor regula a temperatura do corpo.

Temporada de calor e de transpiração

03-12-2009

Para funcionar bem, o organismo precisa manter sua temperatura entre 36 e 37 graus C, independentemente das condições externas. Quando o corpo esquenta além dessa temperatura – como acontece nos dias mais quentes e úmidos –, o hipotálamo (parte do sistema nervoso central) imediatamente aciona o sistema termorregulador. Os vasos sanguíneos se dilatam, a pele fica avermelhada e as glândulas sudoríparas produzem o suor, um líquido quente que evapora pela pele e elimina o excesso de calor, refrescando o corpo. Esse é, em poucas palavras, o mecanismo da transpiração ou sudorese, que também entra em ação quando praticamos exercícios físicos, ingerimos alimentos condimentados e em situações de ansiedade.

Segundo o dermatologista Marcos Winter, o suor é composto basicamente de água e sais minerais, como cloreto de sódio e potássio. Também contém algumas toxinas e até os feromônios (hormônios responsáveis pela atração sexual), entre outras substâncias. “O suor é sempre quente, mesmo quando temos a sensação de suar frio. Isso acontece devido à evaporação do suor, que refresca a pele”, explica Winter.

Normalmente a transpiração é mais intensa nas axilas, mãos, nos pés, na cabeça e face, onde há maior concentração de glândulas sudoríparas, embora haja variações. “Há quem transpire mais no abdômen ou nas costas”, diz o dermatologista. Em geral, os homens suam mais do que as mulheres. Isso porque, além do maior número de glândulas sudoríparas, eles têm mais pelos, que retêm o calor. Mas há exceções. “Mulheres na menopausa, pessoas obesas, muito ansiosas ou com distúrbios hormonais, co­­mo o hipertireoidismo, também transpiram mais”, diz o médico fisiologista Rodrigo Camargo.

Além de liberar calor e algumas toxinas, o suor também hidrata a pele e mantém seu pH. “A partir dos 60 anos, as glândulas sudoríparas naturalmente começam a se atrofiar. Por isso, os idosos transpiram menos e, consequentemente, têm a pele mais ressecada”, diz Winter. “A adolescência, por outro lado, é a época da vida em que a transpiração é mais intensa, tanto pela agitação quanto pela tensão emocional, típicas nessa fase, que também estimulam o suor.”

Cuidados no calor

Alguns problemas de pele são mais comuns na primavera e no verão devido ao aumento da transpiração. Um exemplo é a brotoeja, bolinhas vermelhas superficiais que coçam. Causada pela obstrução das glândulas sudoríparas, é mais frequente nas crianças. Furúnculos e foliculites (que parecem espinhas) também são infecções da pele relacionadas ao bloqueio da transpiração. “Para evitar esses problemas, é recomendado não usar roupas abafadas nem maquiagens ou cremes muito oleosos, que bloqueiam a eliminação do suor”, explica Winter. “O tratamento é simples, com antialérgicos via oral ou em cremes. Os medicamentos via oral que bloqueiam a transpiração não são indicados devido aos efeitos colaterais”, alerta.

Fonte:Gazeta do povo