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Tapioca 03/09/2015


Por: Ana Lúcia

03/09/2015

A cada estação um alimento é lançado como o grande “mocinho” da alimentação saudável.  A tapioca ainda é a queridinha da estação.

A farinha de tapioca é um produto característico das regiões norte e nordeste do Brasil. É produzida a partir da fécula extraída das raízes da mandioca, possui elevado teor de amido, baixo teor de proteínas e lipídios.

No nordeste é muito utilizada na forma de bijus, mingaus e farofas, na forma de pirão, ou acompanhando o feijão, a carne seca, o café e a rapadura. Na região amazônica é consumida na forma de mingaus, roscas, bolos, pudins, sorvetes e acompanhando o açaí.

Com a globalização, seu consumo aumentou em todo país, até mesmo fora do Brasil, e na região sudeste está sendo muito utilizada em substituição ou como variação ao pão, farinhas em preparações doces e salgadas.

A Farinha de tapioca possui valor calórico similar às demais farinhas (trigo, aveia, arroz), sendo um excelente substituto ao pão para aumentar a variedade alimentar ou para indivíduos que tenham restrição ao glúten.

Não possui valor calórico baixo: informe nutricional  331 kcal100g (Tabela TACO). Deve ser utilizada com moderação.

1 colher de sopa cheia (20g) possui em média 70kcal

Não contém glúten, podendo ser utilizada por indivíduos com alergia (Doença Celíaca), intolerância ou sensibilidade ao Glúten. É muito indicado também como variação ao nosso pãozinho, pois quanto maior a variedade alimentar menor a sensibilidade ao glúten.

Por apresentar alto índice glicêmico é excelente para ser utilizado com recheio proteico no pós-treino, promovendo rápida recuperação muscular e conferindo saciedade.

DICAS
1 - Evite recheios "gordos": carne seca, queijo coalho e catupiry
2 - Utilize recheios proteicos "light": exemplos - ovo mexido, cottage com peito de peru, atum, frango desfiado com requeijão e tofu com cogumelos
3 - Acrescente à massa da tapioca: chia, linhaça, aveia. Por serem fontes de fibras diminuem o índice glicêmico da preparação.
 

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