Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 06:15:03
EM CAMPO LARGO  | 21º
Saúde

Refrigerantes: um problema para os dentes

06-11-2009

Só para se ter uma idéia o brasileiro consome, em média, 70 litros de refrigerante por ano.

Refrigerantes: um problema para os dentes

06-11-2009

Nas diversas  vcregiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado — o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal. Só para se ter uma idéia o brasileiro consome, em média, 70 litros de refrigerante por ano, e os maiores consumidores são as crianças e adolescentes.
     Com a redução da prevalência de cárie a partir dos anos 60, a preocupação com a perda dos dentes tem-se voltado para outras causas, entre as quais a erosão dental, que pode ser definida como o resultado de uma perda de tecido duro da superfície dos dentes provocada por ácidos, sem o envolvimento de bactérias. Os resultados podem ser catastróficos para a saúde bucal, uma vez que perdas de tecido podem gerar sensibilidade, dor e má aparência. É neste contexto que aparecem os refrigerantes. Os refrigerantes são um dos principais causadores de erosões dentárias, pois apresentam um Ph muito acido (Ex:Coca-Cola: pH 2,29, enquanto que o normal é 7). Quanto maior a freqüência de consumo maior o risco de perda irreversível dos tecidos duros, pois a capacidade da saliva de reverter as alterações minerais provocadas na boca é menor quanto maior o consumo.
     Além da diminuição do consumo de refrigerantes ou substituição por outros líquidos algumas medidas estão indicadas:
     Enxágüe a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte ( parte branca externa do dente) fica exposto aos ácidos.
     Evite escovar os dentes logo após ter ingerido refrigerante: Dessa forma, é preciso esperar pelo menos 30 minutos até apelar para a escova. Esse é o tempo necessário para a saliva remineralizar a dentição, consertando os estragos dos ácidos. Caso contrário, com o atrito da escova, os minerais quase descolados são perdidos em definitivo.

Drª Anelize V Silva Sant’Anna

Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522  Marechal Deodoro, 80   3032 1922