Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 09:22:02
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Reações do corpo ao estresse

30-10-2009

Atualmente é comum escutar as pessoas dizendo que estão estressadas...

Reações do corpo ao estresse

30-10-2009

Atualmente é comum escutar as pessoas dizendo que estão estressadas... E realmente é de se entender... A vida moderna faz com que as pessoas trabalhem muito mais tempo do que descansam, e mesmo as crianças estão sendo sobrecarregadas de afazeres para acompanhar a evolução.
     Cada vez mais, existe a competitividade no mercado de trabalho e até mesmo nos estudos. Estes e outros fatores fazem com que o corpo e o cérebro estejam ativos constantemente e isso pode levar a um estado de estresse.
     As pessoas podem relatar e sentir o estresse de formas diferentes e o corpo também pode manifestar reações ao estresse de várias formas.
     Existem queixas e até mesmo doenças que podem ser desencadeadas por fatores de estresse constante. É importante estar atento aos sinais que o corpo apresenta, que podem ser avisos de que alguma coisa não está bem; ou que é hora de desacelerar um pouco e se permitir mais tempo de descanso, descontração e lazer do que de estresse e trabalho.
     Com a chegada do fim do ano é comum que o corpo e a mente já estejam apresentando sinais de cansaço e estresse. Também é o período em que se aproximam as provas de fim de ano e os vestibulares, tão responsáveis por desencadear estresse e nervosismo.
     A fisioterapia, através de suas especialidades está preparada para minimizar os efeitos do estresse e ajudar a superar esta fase de maneira mais tranqüila... é possível chegar ao final do ano sem se deixar abater por estas situações.
     Alguns sinais e sintomas comuns de serem encontradas como conseqüência do estresse são: alterações no sono e no humor, problemas gastrointestinais (náuseas, enjôos, diarréia , vômito, intestino preso, azia, refluxo, entre outros), cefaléia (dor de cabeça), enxaqueca, alergias, cansaço, irritabilidade, ansiedade, falta de memória, desmaio, tontura, dores de maneira geral (torcicolo, dor lombar...), alterações visuais, queda de cabelo, aumento da pressão arterial, tensão muscular, ganho ou perda excessiva de peso, entre outras queixas.
     Na próxima edição, orientações de tratamentos realizados pela fisioterapia que auxiliam na prevenção e no tratamento das causas e dos sintomas do estresse.  

Dra Fátima Almeida Toppel - Fisioterapeuta - Crefito 8-53691-F - Especialista em Acupuntura Sistêmica e Auricular (Medicina tradicional Chinesa) e Formação em Pilates pelo PhysicalMind Institute - Fisiocorpus - Telefone: 3032-3632 e 9966-3632