Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 12:57:31
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

Psoríase

03-11-2009

É preciso esclarecimentos sobre Psoríase para evitar preconceito.

Psoríase

03-11-2009

Na última quinta-feira, 29, foi o dia Mundial da Psoríase, doença inflamatória de pele, não contagiosa, mas que causa uma acelerada descamação da pele.
     A especialista em Acupuntura, Bernadette Ferreira Lopes Oliveira, fez uma pesquisa sobre o Tratamento da Psoríase Vulgar e as Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como trabalho de conclusão de curso. Ela afirma que é importante esclarecer e informar a respeito desta patologia que acomete muitas pessoas, gerando preconceito e discriminação.
     As células em uma pele normal se renovam entre 24 a 28 dias. Na psoríase ocorre uma aceleração no processo de nascimento e morte das células, num prazo de  três a quatro dias migrando para a camada córnea, há uma ativação do sistema imunológico e perda de umidade, ocasionando a descamação.
     São vários os fatores envolvidos no aparecimento desta patologia. A psoríase associada à obesidade, hipertensão, tabagismo, sedentarismo e colesterol alto aumentam os riscos cardiovasculares, por isso foi recentemente considerada como fator de risco. Pode ser causada devido a genética e fatores externos como medicamentos, diabetes e estresse contribuem para o seu aparecimento. “Não é contagiosa e pode tornar-se crônica dependendo da qualidade de vida da pessoa”, afirma Bernadette.
     Ela comenta que fez um estudo com aplicação de acupuntura, auriculoterapia, Sangria e Moxibustão,  tendo excelentes resultados. “Através das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa pode-se ajudar muito o portador de psoríase”, completa. Mais informações pelo telefone 8827-7809.