Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 01:35:23
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Saúde

Prótese Total (Dentadura)

11-12-2009

Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca.

Prótese Total (Dentadura)

11-12-2009

Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas àquelas de alguns anos atrás.
    Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Alimentar-se e falar com a prótese pode exigir um pouco de prática. É comum ter-se a sensação dos dentes salientes ou soltos, enquanto os músculos de suas bochechas e língua se habituam a segurar a prótese no lugar. O fluxo excessivo de saliva, a sensação de que a língua não tem lugar certo para ficar e uma pequena irritação ou ulceração nas gengivas são comuns. A adaptação da prótese superior é mais rápida que a inferior chegando a ser até 4 vezes mais rápido.   Portanto no início, procure mastigar apenas alimentos macios, leves e cremosos (Ex.: purê de batata, folhas, banana, gelatina, etc.). Se a adaptação da dentadura não melhorar ou se ela continuar machucando  fale com o seu dentista e ele irá avaliar a necessidade de fazer algum tipo de ajuste ou desgaste.
    As dentaduras podem ser higienizadas com escova e pasta de dentes sempre após as refeições. Recomenda-se, antes de iniciar a higiene, colocar uma toalha dentro da pia, pois em caso de queda, a prótese não se quebrará. Para a higienização da boca, deve-se escovar a língua e as gengivas com movimentos suaves utilizando uma escova macia e creme dental ou limpador de língua encontrado no mercado.
    É recomendada a remoção das próteses durante a noite, para que as gengivas não fiquem constantemente sob ação das próteses e das bactérias (a gengiva precisa “respirar”). Porém a maioria dos pacientes não aceitam essa conduta, pois se sentem constrangidos psicologicamente em tê-las em um copo, pois, é recomendado deixá-las sempre em um copo com água ou produto próprio para limpeza quando ela não estiver na boca.


Drª Anelize V Silva Sant’Anna
Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522
 Marechal Deodoro, 80   3032 1922